Páginas

Doces lembranças

|

Passei a infância sentindo cheiro de bolo assando enquanto eu lambia o restinho de massa que minha avó havia deixado pra mim. Ela era cozinheira de mão cheia, daquelas de forno e fogão. E eu adorava ficar lá naquela cozinha olhando ela bater a massa sem o uso de qualquer eletrodoméstico. Ela dizia que o bolo não saía tão bom. Bolo bom era com a força dos braços. Pelo menos o dela era!
Além dos bolos incríveis, da carne assada maravilhosa, da língua suculenta, do rocambole fofinho e recheado com o melhor picadinho do mundo, ela era conhecida por fazer o mais gostoso cuscuz de tapioca. Todo 12 de junho, que para nós não era dia dos namorados, mas sim o aniversário da nossa matriarca, ela fazia o cuscuz (e muitas outras coisas) para esperar a familia chegar e cantar os parabéns. Infelizmente, ela já se foi. Mas, conseguiu se eternizar entre nós deixando suas receitas, escritas com sua letra desenhada. Eu me descobri na cozinha depois que me casei. Aos poucos fui me sentindo segura para ir tentando mais e mais pratos. Como a responsabilidade de fazer algo que só ela fazia tão bem era muito grande, só tive coragem de tentar a primeira o cuscuz vez ano passado, ainda assim, com a supervisão da minha mãe (rsrsrsrsrsrsrsrsrs). Esse ano resolvi fazer de novo e foi muito bom receber elogios. E o sabor me fez recordar a cena que por tantos anos se repetiram: ela sentadinha no canto da mesa, com todos os ingredientes espalhados a sua volta...ainda bem que as lembranças podem ter sabor!





8 comentários:

  1. Oi Myriam! Também acho que lembrança tem sabor e as comidinhas da nossa infância nos levam de volta ao passado. Até hoje posso sentir o sabor de muitos alimentos preparados por minha mãe e avós. E como é bom preparar um prato e oferecer pra nossa família. Nossos filhos aprendem a dar valor ao que preparamos pra eles. Acho muito importante isso. E o bolo de cuscuz, deu certo? Beijos, Gisa Hangai

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gisa!! O cuscuz deu super certo, ainda bem!! Daniel adora me ver preparar bolos; ele fica todo orgulhoso dizendo "a minha mamãe fez bolo pra mim". Owwwwnnn...amo ouvir!
      Bjinhos e boa semana!!

      Excluir
  2. Myriam, ficou bom??? Deu certo???

    Sabe que nenhuma das minhas avós cozinhava assim suuuuper bem, então não tenho muitas lembranças de comida delas, só de pão de queijo, o que é ótimo, pq eu adoro um bom pão de queijo....
    Espero um dia conseguir fazer tão bem quanto elas faziam.

    Beijos grandes!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menina, ficou tudo de bom!!!!! Se joga na cozinha, Dani!!! Vc vai ver que fazendo e errando e depois acertando, já já vc pega o jeito da coisa e se apaixona!! Bjssss

      Excluir
  3. Ai, que delícia, Myriam!! Não só as receitas, mas as lembranças de uma época tão importante para todos nós: a infância. A minha também era recheada de carinho e receitas da minha avó! Pão, massa, bolo, doces, carnes, tudo o que vc pode imaginar. Ela até chegou a receber encomenda para fora numa época, pensando em fazer um dinheirinho! ;) Uma pena que ela não está mais entre a gente. Mas as receitas e as lembranças, essas não vão embora nunca! =) Um beijo e parabéns pelo sucesso rsrs!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!! Vó é um negocio bom demais da conta, né não, Julia?! Afff!!! Beijosss

      Excluir
  4. Nossa, só de lembrar das doces e deliciosas lembranças da minha infância fico louca! Hehe
    Bj, Gabi.

    ResponderExcluir
  5. Nem me fale... tem uma farofa de natal que minha avó fazia e é a cara, o gosto e o cheiro da ceia. Atualmente é minha mãe quem faz e assim as memórias e minha avó sempre está presente.
    Tomara que algum dia eu assim como vc tbm consiga seguir a receita - sou tão ruim na cozinha, kkk.
    Bjus

    Rafa

    ResponderExcluir

Palpite à vontade

Layout por Xiricutico.blogspot.com para uso exclusivo de Myriam. Proibida a cópia!
Tecnologia Blogger