Páginas

O Daniel antes e depois das férias

|


Assistiram "O Senhor dos Anéis"? Lembra no último filme da trilogia, quando depois de ter conseguido se livrar do maldito anel, Frodo vai pra cidade dos Elfos e dorme dias??? Pois é...tô me sentindo que nem o Frodo. Não preciso mais de uma noite bem dormida, eu preciso de muitas. Porque não é somente este corpo que vos escreve que está cansado, é a alma!!! Como disse uma amiga, "você está precisando de um abraço". É isso! Me abracem e leiam:
Eu demorei pra fazer um panorama pós férias sobre o Daniel, porque mesmo depois de mais de 1 mês que voltamos pra casa e pra rotina, as coisas não voltaram a ser como antes. Relatei no post sobre a viagem que fizemos de dezembro a janeiro, que optamos por não ficar em hotel e alugamos um apartamento, o que foi maravilhoso, pois conseguimos estabelecer uma rotina maravilhosa pro Dan, que incluiu: convivência diuturna com pai e mãe, brincadeiras no parquinho, idas à praia e à piscina, comidinha preparada pela mamãe, muitos passeios pela cidade, dormir e acordar ao ladinho da mamãe, ajudar na organização do apartamento, o que ele via como uma grande brincadeira e adorava, além de desenhar e pintar com seus lápis e jogar nos aplicativos do Ipad que ele adora. Ele estava se sentindo no paraíso. Eu sabia disso porque Dan estava muito alegre, muito sorridente e muito seguro. Vimos em um mês ele se tornar ainda mais independente e aumentar enormemente o vocabulário. Poucas foram as vezes que ele fez birra, quando aconteceu era por sono e cansaço. Eu esperava que ele voltasse à rotina sem grandes traumas, porque nos últimos dias da viagem, ele já estava pedindo pra voltarmos pra nossa casa e pra Piaf (nossa cadela). Ele dizia: "mamãe, eu estou com muita saudade da Piafão!!" Porém, as coisas não sairam bem como pensei. Ele sentiu demais o retorno à rotina. Estranhou o pai passar o dia fora trabalhando, nova escola, ter que dormir só no quarto, mãe nem sempre disponível porque tinha um monte de pendência a resolver etc. E foi aí que um super, hiper, mega, ultra-birrento Daniel entrou em ação. Só havia uma palavra em sua linda boquinha: "NÃO!". Pra tudo, gente!!! Nada era feito ou conseguido facilmente. Dormir só??? Nem pensar!!! Em 45 dias se ele dormiu só 3 vezes foi muito. E as birras? e a vergonha dos vexames em shoppings na frente de conhecidos, e, pior, desconhecidos que me olhavam com cara de pena?
Eu me descabelei muitas vezes, chorei litros pensando onde estava errando, gritei horrores, o que só piorava a situação, e já sem forças pra continuar essa guerra que estava nossas vidas, tentei amolecer o coração, o que também não foi uma boa estratégia, porque Dan se sentiu um verdadeiro REI e nós seus eternos escravos. Foi aí que fui chamada à razão pelo marido, para que juntos fôssemos firmes com o rapazinho, que estava ocupando todos os espaços, sem qualquer respeito. Estabelecer limites e dizer nãos realmente necessários, e, principalmente, manter o tom de voz firme mas sem gritar, foram táticas que ajudaram muito. O dormir só ainda está em processo, pois é preciso levantar várias vezes para acalmá-lo, logo, o cansaço é tremendo, já que não somos a favor do "deixa gritar e pronto". Penso que é traumatizante demais e não adotamos essa forma de "educar" por aqui. E apesar de cansada - leia-se: destruída - estou mais tranquila porque as coisas começaram a dar sinais de melhora, pena que nem sempre a gente acerta o ponto de primeira. São necessárias algumas cabeçadas para se encontrar o caminho. E nesse jogo de tentativa, acerto e erro, a gente vai seguindo!
P.S: depois de escrever esse post, episódios de chilique aconteceram, mas, mantivemos a calma e internamente cantamos um mantra!!! HAHAHAHAHAHAHAHAHA


18 comentários:

  1. amiga fase complicada alias ser mãe é muito difícil pois saímos de uma fase e entramos em outra, mais vamos lá somos brasileiras amiga, o primeiro passo é ter que descansa pois cansada não conseguiremos nada a mente parece que não trabalha direito rs
    tudo vai passar e tudo irá dar certo
    olha ai como foi no final
    sinta-se abraçada por mim


    Nanda
    beijokas
    Lindo Dia!!!!

    Sendo a mãe da Isa e da Gabi
    Google+Nanda

    ResponderExcluir
  2. É Myriam, tem algumas situações que achamos que saberemos lidar facilmente, mas nem sempre é assim...temos que ser firmes no que pretendemos fazer e como educamos nossos pequenos...
    Por aqui, Milena, quando a chamo sua atenção, ela fica meio chateada e faz um "Não" chateado tbm de volta para mim. Nessas horas, finjo ter aquela paz e calma que Dalai Lama nos passa rsrs...e não é fácil mesmo, hein?!
    Que bom que o Dan está retomando a rotina e vcs estão vendo sinais de melhora!

    Beijos,
    Larissa Andrade.

    http://maternidadeecotidiano.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dalai Lama!! Hahahahahaha!! Amei!!! Preciso me inspirar!!

      Excluir
  3. O bom de tudo isso é conhecer mais as pessoas... Saber que todos somos de carne e osso e claro, que nos estressamos, para bem ou para mal, com a criação dos filhos. HAHAHAHA cantemos Homem de Bem! E eu tb gosto do Krishna Das. PS: Odeio o "senhor dos aneis"! Pronto, desabafei kkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu adoooro Senhor dis Aneis, Jorge!!! E acho estranho quando alguem me diz que jamais se estressa com filhos...impossível jamais estar impaciente...acho que faz parte!! Claro que o ideal é sempre manter o autocontrole mas, como vc disse! Sou de carne e osso e as vezes tudo sai do eixo!! Kkkkkkkkkkk

      Excluir
  4. hahahaha Ai meu Deus!
    Eu sei bem o que é isso. Alma cansada, mente cansada, corpo exausto. Eu tenho dois! E dois bagunceiros, dois que gostam de birra, que acordam várias vezes no meio da noite. Não é fácil, mas são fases e passam! A minha passou por isso até os 3 anos. Agora tá super companheira, mais dócil, carinhosa. Mas já me fez passar muita vergonha com pirraças! A gente vai levando e mais: dizem que vamos sentir falta disso tudo! hahahahahaha bjs Camila Vaz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já me disseram que até os 4 é isso aí! Kkkkkkkkkkkk
      Muitos mantras até lá!! E tb acho que vou sentir saudades...um dia... Kkkkkkkkkk

      Excluir
  5. Vixi, Myriam! Continuem a entoar o mantra, e você não está errando e nem nada disso. Toda a birra é normal. Falam do Terrible Two, mas na verdade já li que ele não necessariamente acontece só com crianças de 2 anos. Continuem firmes e sem desespero, que isso passará!
    Beijo, Rita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com 2 começam e com 3 pioram!! Kkkkkkkkkkk
      Mas é isso, Rita! Uma das N fases que vão passar!! Bjão!!

      Excluir
  6. Myriam sei bem o que está falando, desejo que Dan melhore seu comportamento, estou no fase com trio que uma mistura de momentos deliciosos com momentos de muita birra, choro e briga entre as três, as vezes perco a paciência com tanta confusão, espero que minhas pequenas se tornem grandes amigas. Mas estou tentado na medida do possível me manter mais serena, mas tá puxado.

    Tri-beijos Desirée
    http://astrigemeasdemanaus.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se pra mim tá puxado, imagina p vc!! Fé que tudo vai dar certo!! Kkkkkkkkkkkkkk
      Bjks

      Excluir
  7. Antes de qualquer coisa: Senhor dos Anéis! Bom demaaais.
    Agora falando sério... Dan hurricane. O bom de ler sobre os pequenos mais velhos que a pelota, é eu poder ter tempo de me preparar... embira eu saiba que isso não vai resolver muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAHAHAHAHAHAHAHA...não há preparo mesmo, Léo!! Mas ó, fica tranquilo!! Vc vai saber lidar com as birras super bem!!

      Excluir
  8. Ai, gente. Cansei só de ler. Eu tenho muito pouco paciência, tenho trabalhado isso, porque minha tendência é dar um grito logo, mas já vimos que não adianta. E ninguém nessa vida merece uma noite mal dormida, Davi está meio chato por causa de uns dentes nascendo, fica acordando toda hora..fica enjoado com tudo. E eu entoando internamente o mantra! Força, aí. Admiro sua sinceridade em mostrar que nem tudo é o mundo de Alice!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rafa!! Só entoando mantras pra nos salvar da loucura!! Hahahahahaha...
      A ideia é essa mesmo! Escrever que nem tudo é cor de rosa e nem tudo são flores na maternidade! Mãe sofre, chora, desespera-se, enlouquece, mas, AMA, sempre! Beijos e obrigada por estar sempre acompanhando!!

      Excluir
  9. O texto já me ganhou na referência nerd! Realmente cansa né! Nico (meu bebê de 1 ano e 8 meses) quando vai para praia e fica mais de 4 dias, já volta rebelde, com a rotina toda bagunçada, e realmente demoramos muito para por no eixo novamente. Adotamos a cama compartilha em casa, para evitar esse enorme desgaste de levantar toda hora e tal, ainda bem que temos uma cama grande... kkkkkk Naty (minha esposa) sofria demais também, por isso optamos por deixa-lo dormir conosco. Decidimos que a partir do momento que ele aprender a se comunicar de maneira mais efetiva, faremos a transição para o seu proprio quarto. GOD HELP US! Ótimo post! Força na peruca! Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom receber sua visita!! Então...após muitas noites mal dormidas, meu marido aceitou que sejamos mais tranquilos quanto ao onde dormir do Dan e isso melhorou muito nossas vidas! Tem noites que ele dorme no quarto dele e tem noites que ele dorme no nosso e tudo bem! Eu gosto da ideia da cama compartilhada mas meu marido relutou um bocado. Agora que conseguimos nos ajustar! Volte sempre pra comentar!!

      Excluir

Palpite à vontade

Layout por Xiricutico.blogspot.com para uso exclusivo de Myriam. Proibida a cópia!
Tecnologia Blogger