Páginas

Tenho medo das talimães!

|
Já falei em algum lugar que de médica e louca, toda mãe tem um pouco. Só que eu acho que a intensidade da loucura é variável. E eu confesso que as talimães me deixam com medo. Um arrepio frio na espinha me ocorre quando leio ou ouço coisas muito rígidas. Exemplificando. Sabemos que a grande maioria das mulheres precisam ou querem trabalhar fora após a maternidade. Foi um salto que demos ao entrarmos pro mercado de trabalho, sem dúvida. Por outro lado, existem algumas mulheres que escolheram não trabalhar fora para estar com os filhos diuturnamente. Eu mesma fiz isso até os 18 meses do Daniel. Penso que, seja a escolha de voltar ao trabalho, seja a de ficar em casa para cuidar pessoalmente dos filhos, cada mulher tem suas razões para uma ou outra opção. O que me choca é saber que algumas tem a postura prepotente de dizer que se a mulher não pode ficar em casa com os filhos, então é melhor não tê-los. Isso me deixa perplexa. Como assim só pode ser mãe quem pode parar de trabalhar fora para trabalhar em casa? E se essa mulher for arrimo de familia? Ela não tem direito de ser mãe? E se o salário dela for muito importante para a casa e o marido não conseguir suprir a ausência disso? Eles não podem formar uma familia? Ou ainda, e se essa mulher quer se realizar profissionalmente, sem abrir mão do sonho de ser mãe? Não pode? Eu até entendo que para aquela mulher que prioriza a carreira e quer terceirizar a maternidade 100% seja melhor ela repensar a maternidade. Mas, e aquela mulher que, apesar de ter uma carreira, pode e quer se flexibilizar para tentar ser a melhor mãe possível? Penso que quando se escolhe ser multi-atarefada, ou seja,  trabalhar fora, ser mãe, dona de casa e esposa, certamente, algo ficará em segundo plano, mas, dá-se um jeito. Quando se quer muito e quando há amor, sempre se dá um jeito.
Do mesmo modo, tenho pavor quando ouço que só é mãe de verdade quem faz parto normal. Aff!!! Acho uma ignorância. Acredito que cada uma sabe o que é melhor para seu corpo, ué. E nem vou me estender nesse assunto porque já foi motivo de muita fúria na blogosfera materna.
O mesmo ocorre em relação à amamentação. É um processo não tão fácil quanto a propaganda em prol do leite materno tenta nos fazer acreditar. Eu sofri muito pouco e tenho ótimas lembranças desse período. Mas, tenho muitas amigas que sofreram muito pra conseguir amamentar e outras que nem sequer conseguiram. Apesar de ser um ato de amor fantástico, a amamentação não é a única forma de transmitir amor ao seu bebê. Portanto, também não acho bacana ler/ouvir quem acha um absurdo não amamentar.
E ainda tem as que condenam a escola. Mas, gente, por favor! Nem toda mãe pode ficar em casa até o filho completar 4 anos de idade! Se você pode e optou por isso, ótimo. Mas, dizer que é um absurdo quem coloca antes é mais absurdo ainda. O ideal para uma pessoa não necessariamente é o mesmo ideal para outra. Há quem ache que a socialização tardia é um prejuízo e há a corrente contrária. Aliás, há corrente pra tudo. Eu sou da corrente do "faça o que seu coração pedir e liga aquele botão para o que falam para você". Porque opinião todo mundo tem, mas, só quem sabe o que se passa na sua vida é você. Eu adoraria livrar meu filho de todos os males do mundo. Porém, isso será bom para ele? Colocá-lo numa bolha é mesmo uma boa opção? Certamente há quem ache que sim. Mas não é o que eu penso e tudo bem. Viva o direito de escolha! Expor o que pensa é muito válido. A troca de experiências maternas é sensacional e é algo que eu aprecio muito no mundo real e virtual. Porém, dizer que o seu modo de educar é o único meio para atingir um fim é que não concordo. Penso que todo dia é dia de aprendermos algo. O que hoje nos soa como verdade absoluta pode não ser mais amanhã. Então, melhor não bradar aos 4 ventos uma "teoria" porque pode ser que você a repense num futuro  bem próximo. Eu mesma já tentei ser muito a dona da verdade, mas, depois de ser mãe, venho aprendendo a ser cada vez mais humilde porque é na experiência que se aprende que tudo pode ser muito diferente do que se imaginou antes de passar por determinada situação.



10 comentários:

  1. Somos duas, eu tbm tenho medo de pessoas com opiniões formadas sobre tudo, como já dizia Raulzito, rs.
    Cada caso é um caso, cada momento exige uma escolha, cada família é única e ditar o que funciona para todas, não vai funcionar! rs. Quando escuto essas ladainhas eu me desligo, só balanço a cabeça e dou um jeito de cair fora, não tenho paciência pare certos tipos de mães...
    Bjus

    Rafa
    Rafaelando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Raul era um sábio!!! E acho que a melhor postura é fazer ouvido de mercador mesmo. Tem situações que discutir não vale à pena! Beijos!!!

      Excluir
  2. Engraçado que a "culpa" é sempre da MÃE, como se toda a responsabilidade da procriação fosse da mulher. Essa opressão é tãaaao 1950.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O próximo post é justamente sobre essa responsabilidade exacerbada sobre as mulheres. Eu também sou a favor do compartilhamento, mas, ainda estamos a passos de formiga!! ;) beijossss

      Excluir
  3. Finalmente algo mais sensato! Tenho lido cada coisa que, como já disse, no começo eu ficava meio sem saber o que fazer. Parece que as pessoas vão ficando bitoladas, sei lá. Essa questão do parto e amamentação, meu Pai..Cheguei a me sentir culpada por ter feito uma cesárea, de tanta coisa que li e esperei até 40 semanas e 1 dia. Mas concordo que isso não me faz menos mãe que ninguém. Abaixo as talimães!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahahahahahaha..abaixo, Rafa!!!! A gente já tem que viver com tanta culpa própria...permitir que outras nos façam culpada é demais!! Beijos!!!

      Excluir
  4. É aquele velho discurso: mãe que ama mesmo filho, vai viver para o filho e vai esquecer-se de si mesma. Então, quando o filho torna-se adulto é que ela vai tomar um tempo pra si. Que a maior realização da mulher será a maternidade, o resto fica em último plano. E dá-lhe culpa pra quem faz diferente, "olha só aquela mãe, que desnaturada!". Então, quando chega a velhice, a mulher para e pensa: " Será que eu vivi também?"
    Eu não quero me fazer uma pergunta destas quando eu estiver " nos momentos finais": quero fechar os olhos e saber que aproveitei o máximo que esta vida podia me fornecer, especialmente, a maternidade. Parece que este meu comentário fugiu do assunto, mas na verdade, acho que este o ponto de vista das mães radicais, desculpe-me, dizer: só há vida na maternidade e não há nada fora dela e vamos combater quem comete o disparate de pensar o contrário!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem isso, Josi! E vc não fugiu do assunto mesmo!!! Eu ainda não consigo deixar de me sentir um pouco culpada quando me dou um tempo, mas, tenho trabalhado justamente no sentido de que há sim vida além da maternidade AND I DESERVE IT!!! Hahahahahahaha
      Beijos pra vc!!!

      Excluir
  5. Concordo com sua frase "faça o que seu coração pedir e liga aquele botão para o que falam para você"....
    Acredito que cada mãe sabe o que é melhor pra si. Quando toma certas decisões, é pq sente que é o melhor para seus filhos.
    Cada família tem sua dinâmica, mas é uma pena que nem todas as pessoas buscam compreendê-la e acabam julgando, principalmente, sem tentar se colocar no lugar do outro.
    Bjs,
    Larissa Andrade.


    ResponderExcluir
  6. Eu tb tenho horror a essas xiitas que se acham superiores por esse ou aquele motivo! E acho que defender uma causa de modo radical é trabalhar contra! E viva o direito de escolha!

    ResponderExcluir

Palpite à vontade

Layout por Xiricutico.blogspot.com para uso exclusivo de Myriam. Proibida a cópia!
Tecnologia Blogger