Páginas

Meu filho é um gênio

|
Pesquisas e mais pesquisas estão sendo realizadas e todas comprovam a mesma coisa: exagerar as atividades para as crianças é um ótimo começo para o ESTRESSE. Atualmente, quando se fala de infância, pouco se ouve falar do brincar pelo brincar ou do simples "fazer nada". O que mais se ouve falar em rodinhas de amigas e recém-mães é o número de atividades que as crianças têm sido submetidas cada vez mais cedo. Seja pela vontade de querer ter uma criança muito preparada para o mercado de trabalho (?) que a vida adulta lhe aguarda, seja pela culpa de não estar presente (e então é melhor que a criança tenha tantas ou mais atividades que os pais, assim todos chegam cansados e não  sobra culpa pra ninguém), o que veremos, em alguns anos, são consultórios de terapia infantil cada vez mais lotados. Eu fiquei em casa até os 3 anos de idade, quando, então, fui para escola. Cheguei a fazer natação e depois dança, mas, não gostava muito e minha mãe não forçou e eu voltei pra natação. Minha vida era bem tranquila. Havia muito tempo para as brincadeiras, para o sono e para fazer as tarefinhas de casa. Tudo muito simples e sem estresse. O inglês só fui começar aos 9 anos, porque na chamada primeira infância (0-6 anos) as obrigações não podem ser muitas. Mas eu sou dos 80, né? As crianças do novo milênio precisam fazer esporte, kumon, inglês, francês, mandarim, canto, instrumento musical, plantar uma horta, ter aula sobre a sustentabilidade, UFA!!! Cansei só de escrever. Aí, no fim de semana ainda têm que dar conta de passear o dia todo, ir pra 200 festinhas de amigos, ir ao parque, porque, afinal, ficar em casa e "fazer nada" NÃO PODE!!
Lendo sobre o assunto, encontrei a seguinte matéria: "Será que existe um número certo de atividades por dia para cada criança? A maioria dos especialistas recomenda moderação: crianças de 2 anos não precisam de um monte de aulas extras ou de visitinhas na casa dos amigos no dia-a-dia. Pais e mães que trabalham foram costumam preferir que seus filhos tenham dias estruturados por tarefas, assim não ficam em casa "sem fazer nada". Mas, nesta idade, brincadeiras livres e sem compromisso ou uma ida ao parquinho já são suficientes para preencher a maior parte do dia. Não se preocupe porque haverá muito tempo pela frente para as aulas de língua, música, esporte ou os encontros sociais com amiguinhos. Neste momento, brincar à vontade é mesmo a melhor coisa para o desenvolvimento físico e emocional." (http://brasil.babycenter.com/toddler/desenvolvimento/trinta-um-meses/)
Em outra pesquisa (http://g1.globo.com/vestibular-e-educacao/noticia/2011/02/opiniao-criancas-precisam-ter-tempo-para-brincar-e-descansar.html) encontrei: "Brincar é uma forma da criança organizar as coisas que vivencia, dando um sentido a elas. Não é algo inócuo. É no brincar que a imaginação da criança é estimulada, algo importante para o desenvolvimento da criatividade e, consequentemente, da inteligência. Assim, como, é importante uma sonequinha extra durante o dia. Momento que serve para descansar e ter mais energia para outros aprendizados. Como o adulto. Nada como um descanso para dar continuidade a um relatório que não saia do lugar. Não adianta nada as crianças terem muitas atividades, se não lhes sobra tempo para digeri-las. E incorporar o aprendizado delas ao seu repertório."
Vê-se que a preocupação com o excesso de atividades é algo mais comum do que se imagina. Eu chego a ouvir mães que parecem entrar numa disputa para saber qual criança é a mais inteligente ou a mais preparada. Até cheguei a pensar que eu estava sendo muito negligente, tendo em vista que meu bebê de 1 ano e 10 meses passa meio período na creche e só! Em casa, ele brinca e brinca e brinca. Ah, e vai ao parquinho do condomínio encontrar os amiguinhos no fim da tarde antes do jantar as 18h e 30min. Para mim, já é um dia cheio pela tenra idade, não?? Para terminar, quero dizer que meu filho vai fazer 2 anos e é um gênio! Um gênio em fazer arte, em fazer birra, em ser carinhoso, em ser "SÓ" criança, como tem que ser! Deixarei a agenda dele com bastante espaço "vazio", por enquanto.


8 comentários:

  1. Concordo com vc: ser criança é muito importante e tantas atividades antes da criança estar amadurecida para elas, não é lá uma boa ideia...
    Bom fim de semana! Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Josiane! Temos que ter cuidado para não sobrecarregarmos os pequenos...é tempo de brincar!! Haverá tempo para o trabalho e os estudos mais sérios! Beijos!!!

      Excluir
  2. Pois é, não sei se para vc era assim, mas para mim, quando era criança o dia era super longo e demoravam para passar, isso pq não precisava contar as horas de cada atividade.
    Eu fiz balé, sapateado, inglês, mas eram poucas vezes na semana e o brincar era super importante.
    Concordo em tudo o que disse no seu texto.
    Um ótimo final de semana!
    Bjus

    Rafa
    www.rafaelando.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para mim também o tempo demorava bastante a passar. Acho que temos que respeitar o tempo do brincar! As responsabilidades têm que vir aos poucos, naturalmente...beijos e bom fim de semana!

      Excluir
  3. Brincar é tão bom e o tempo de brincar passa tão rápido que esse tempo deve ser super valorizado!

    Beijos
    Syl
    http://minhacasinhafeliz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Passa mesmo, Syl!! Já já estarão cheios de responsabilidades...então, que aproveitem o tempo de brincar ao máximo! Beijos pra vc e pra sua Julia!

      Excluir
  4. Ai, Myriam, estou contigo e não abro! Se tem uma coisa que eu quero que o Luquinha faça é BRINCAR!! :) Se vai ser estimulado, ou não, não tenho a menor ideia! Mas que ele brinque o dia todo!!! :) Meus pais não tiveram essa preocupação comigo, os pais do meu marido não tiveram com ele e eu nos considero pessoas do bem e, modéstia à parte, somos exatamente como gostaríamos que Luquinha fosse: felizes. Não é isso o que importa no final do dia? ;) Um beijo para vcs!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso aí, Julia!! Também estou contigo!! ;P Mil beijinhos!!

      Excluir

Palpite à vontade

Layout por Xiricutico.blogspot.com para uso exclusivo de Myriam. Proibida a cópia!
Tecnologia Blogger