Páginas

As crianças e o uso da tecnologia

|
Essa semana, li uma matéria sobre qual a idade certa para as crianças começarem a usar aparelhos eletrônicos. Impossível, nos dias de hoje, não levantarmos essa questão, tendo em vista que cada vez mais cedo as crianças despertam o interesse por celulares, video games, tablets e toda essa parafernalha tecnológica que invade a nossa vida numa rapidez assustadora. De acordo com a matéria, "no Brasil, 59% das crianças de cinco a nove anos já utilizaram um celular. A porcentagem daquelas que já têm o próprio aparelho varia: 24% com nove anos de idade já têm um celular, 16% aos seis anos e 7% aos cinco, de acordo com dados da pesquisa TIC Crianças 2010, realizada pelo NIC.br (Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR) por meio do CETIC.br (Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação). O levantamento contou com respostas de 2.516 crianças de cinco a nove anos de idade em todo o país. “Mesmo com todas as questões econômicas e desigualdades sociais do Brasil, muitas crianças já têm um aparelho próprio”, diz Juliano Cappi, coordenador de pesquisa da organização." 
Ou seja, minha gente, o negócio tá feio pro nosso lado, pais que somos. Porque mesmo que queiramos prorrogar o acesso tecnológico aos nossos filhos, uma hora não poderemos mais nos abster disso. Mas, sinceramente, acredito que é possível controlar e obedecer um certo limite de idade para o início dessa invasão. Ainda de acordo com a mesma matéria, explica Maria Ângela Barbato Carneiro, coordenadora do Núcleo de Cultura e Pesquisas do Brincar da PUC (Pontifícia Universidade Católica) de São Paulo, "é natural que crianças bem pequenas já se interessem pelo objeto, mas o momento ideal para ter um telefone particular é aos 13, 14 anos. “Antes disso é desnecessário. Até essa idade, supõe-se que a criança estará em lugares onde sempre haverá um telefone disponível para ela possa entrar em contato com os pais e responsáveis -seja a escola, o clube, a casa de um amigo”, diz ela".
Eu concordo plenamente com a idade acima imposta, porém, o que mais vemos por aí são crianças fazendo uso de seu PRÓPRIO celular aos 5 ou 6 anos de idade. Pior que isso, SMARTPHONES, que geram internet e dão a elas a possobilidade de navegar pela web a hora que quiserem.
Diz ainda a coordenadora: "na faixa entre um e quatro anos, os filhos gostam de mexer no celular para imitar o que os pais fazem, mas não têm noção exata da função do aparelho. "Eles percebem que quando mexem no teclado, a tela acende, o que funciona como um estímulo". Até os seis, sete anos, o celular acaba funcionando mais como um instrumento de poder. "Está ligado à questão do consumo, ao ‘eu tenho e você não tem’ " . E completa: "Mesmo a partir dos sete anos, quando começa o processo de alfabetização da criança e ela passa a entender tudo um pouco melhor, ela ainda não está apta a ter um celular próprio. Nessa idade, a criança não tem maturidade suficiente para controlar gastos ou entender, por exemplo, o risco que corre ao atender a ligação de um desconhecido. Para os pais que encaram o celular uma segurança extra no controle dos filhos, é recomendado ter um aparelho a mais, de preferência pré-pago, para emprestar a eles em casos específicos".
Sobre o uso de tablets, "nove anos é a idade adequada, segundo a pedagoga Edinéia Regina Burger, consultora educacional do Instituto Crescer. “É a fase de transição da criança do pensamento concreto para o abstrato. Ela começa a pensar mais abstratamente e a entender melhor conceitos e conselhos do adulto", diz ela. "É a idade em que entendemos melhor como ela poderá fazer uso efetivo desse equipamento com todas as ferramentas que ele oferece”. Aos nove, por exemplo, ela já entenderá completamente o que é um aplicativo, um programa, um vírus". 
É claro que a gente sempre pensa que falar é mais fácil do que acontece na prática. Sabe-se que o interesse logo se transforma numa sucessão, sem fim, de "eu quero", "só eu não tenho", "é fácil pra você me achar se eu tiver um celular". Enfim, argumentos não faltarão. E aí é a hora de decidirmos se vamos ceder à pressão ou não. Hoje, vejo Dan se interessar pelo celular porque já sabe que tem a Galinha Pintadinha por lá. Mas, tomo o cuidado para colocar o vídeo e só. Procuro não deixá-lo mexer e descobrir demais. Não sei o quanto conseguiremos ser firmes, mas, temos conversado bastante sobre isso em casa e chegamos à conclusão de que retardar essa fúria tecnológica é um bem que se faz. E vocês? Como estão lidando com isso?

 Fonte de pesquisa: http://mulher.uol.com.br/gravidez-e-filhos/noticias/redacao/2012/08/30/uso-de-celulares-e-tablets-por-criancas-deve-ser-mediado-pelos-pais.htm


2 comentários:

  1. Eu tbm concordo, acho que celular só depois dos 13 anos, aí sim pode ser algo realmente para eles e nós pais, rs.

    Antes disso acho desnecessário e explico pra Isa (mais velha) que esse não é o momento e felizmente ela entende, rs.

    Estava sumida, mas voltei... coisas loucas andaram acontecendo, mas agora está tudo certo, rs.
    Bjus

    Rafa
    www.rafaelando.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi!! Senti mesmo sua falta!! Espero que tudo continue indo bem por aí!!! Continuo fã dos seus posts e dos do Rober!! ;) Beijos!!!

    ResponderExcluir

Palpite à vontade

Layout por Xiricutico.blogspot.com para uso exclusivo de Myriam. Proibida a cópia!
Tecnologia Blogger