Páginas

Algumas dicas de cuidados na gravidez

|
Estou naquela fase em que as amigas ou estão pensando em engravidar, ou estão grávidas ou ainda, acabaram de ter seus bebês. Então, vira e mexe, conversas sobre gravidez surgem em nossos encontros. E sempre que conversamos, eu acabo descobrindo alguma dica legal e por isso resolvi fazer um post para compartilhar o que tenho ouvido por aí. Vem comigo:
- Nos primeiros 3 meses de gravidez, o ideal é ter uma alimentação bem rica em proteínas e pouco carboidrato, pois a proteína ajuda na formação do feto. Sei que a vontade é de se abraçar com um saco de pão francês quentinho com manteiga e assistir televisão, mas, não é saudável nem pra grávida e muito menos para o bebê;
- Se você já pratica atividade física, após a liberação do seu médico, continue a fazê-lo. Se você nunca malhou antes, melhor ir com moderação e fazer caminhadas leves ou hidroginástica. Como eu já fazia musculação, continuei na gravidez, porém, com exercícios moderados e sempre medindo os batimentos cardíacos para não cansar demais;
- Tomar muita, mas muita água mesmo! Além de hidratar, evita risco de infecção urinária;
- Tomar banho de hidratante. Eu dormia brilhando de tanto que eu passava. Não sei se garante 100% o não aparecimento de estrias, mas, comigo funcionou e não ganhei nenhuma durante a gravidez;
- Um solzinho de vez em quando faz um bem danado. E se puder, pegue sol sem a parte de cima do biquíni que já vai ajudar a preparar os mamilos para amamentação;
- Tentar ter uma alimentação balanceada e ganhar 1kg por mês até o fim do segundo trimestre. Assim, você fica com uma "reserva" para engordar mais no último trimestre que é quando o bebê cresce e engorda mesmo, garantindo um ganho de peso total entre 10kg e 12kg;
- Dica de uma das amigas grávidas, é ter na bolsa lanchinhos saudáveis, como por exemplo, fazer um mix com frutas secas, nozes ou castanhas. Nutritivo e não muito calórico;
- Importante, também, para não perder a linha, é não ter em casa as famosas "porcarias" (chocolate, bolachas recheadas, salgadinhos e afins), porque na hora da fome, entre um copo de leite com aveia e a "porcaria", você, provavelmente, vai procurar o que não deveria ingerir;
- Deixar os saltos de lado ou só usar naquelas ocasiões indispensáveis. Dê preferência para solas anti-derrapantes, a fim de evitar quedas;
- Usar roupas confortáveis e nada de ficar apertando a barriga. Vamos deixar o aperto para o pós-parto, ok?
- Quando completei 28 semanas, comecei a sentir bem o peso da barriga, por isso, passei a usar uma faixa que ajudava a "segurar" o barrigão, o que proporcionava um enorme alívio na minha lombar;
- Sempre que puder, colocar as pernas para cima e tirar um cochilo. É bom pra você e para o bebê também. É bom que se aproveite para dormir durante a gravidez, porque depois que o bebê nasce, fica bem mais difícil descansar;
- Tente não se estressar com problemas que não exigem real atenção. É um momento em que serenidade e tranquilidade se fazem necessárias;
- Se você gosta de ler, dedique algum tempo para leituras agradáveis, inclusive sobre gravidez a pós-parto. Isso não garante que você não terá dúvidas, mas, ajuda a disseminar algumas;
- Sinta-se linda! É uma fase única da mulher. O poder é nosso. Então, aproveite para ficar mais bonita e radiante pra você mesma;
- Tenha por perto quem lhe quer bem e deixe de fora aqueles que são dispensáveis do seu dia-a-dia. Energia negativa a gente deixa longe!!!
- Cuide do espírito, independentemente da sua crença. Ter fé ajuda a superar momentos nem tão alegres que você possa vir a passar.
- Por fim, aproveite cada etapa dessa fase. São quase 10 meses que passam num piscar de olhos. Certamente, você terá a famosa saudade da barriga!

 É claro que existem muito mais dicas legais! Vou adorar se você quiser compartilhar as suas. Sinta-se à vontade!



12 comentários:

  1. Fantástico o post. Na primeira gravidez que foi no frio, eu engordei bem pouco e não inchei quase nada, mas me achava tão feia, não quis investir em roupas bonitas para a gravidez, na segunda gravidez, no verão, eu engordei uns 2kg a mais, inchei mais fiquei mais feia, mas me senti muito mais bonita, comprei várias roupas lindas e modernas de grávida ;)
    Vale a pena investir e ter ótimas recordações.
    Bjus

    Rafa
    www.rafaelando.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rafa!! Obrigada!! É um momento especial e que depende muito da nossa auto estima sentirmos-nos mais bonita ou não. Eu tive dificuldade para ver as transformações do meu corpo e não foi fácil trabalhar isso em mim, mesmo também tendo engordado o previsto. Mas, no fim, deu tudo certo! Beijão

      Excluir
  2. Myriam, muito boas as dicas!!! Tinha essas informações antes da gravidez, mas durante o período, meti o pé na jaca. rs Como eu sempre fiz exercício e continuei fazendo durante a gravidez, o estrago foi reparado rapidamente após o nascimento do Lucas. Engordei 17kg... coisa à beça. E só não engordei mais porque levei bronca da médica. rs Mas as suas dicas foram ótimas e super pertinentes!!! :) Beijoss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também não consegui ser tão rigorosa não. Engordei 13kg, os quais consegui eliminar após os primeiros 6 meses. E atividade física é tudo!! Sem ela não conseguiria voltar a vestir aquele jeans que a gente ama!! Rsrsrsrsrsrsrs

      Excluir
  3. Gostei muito do seu cantinho e , se vc não se importar, estarei sempre passando por aqui. E, destas dicas de gravidez, como me arrependo de não ter feito os "topless" para preparação para a amamentação, como o meu médico havia indicado. Fico pensando se eu teria sofrido um pouco menos com as primeiras mamadas...Ah, eu engordei MUITO na minha gravidez, virei uma sedentária total, mas foi um período que eu aproveitei pra dar um descanso nas corridas mesmo. Depois, com determinação, a gente volta novamente ao peso ideal...
    Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você é super bem-vinda!!! Aguardarei mais visitas!!! Eu fiz o topless pouquíssimas vezes, mas, não tive problemas de rachaduras não, amém!! E, que bom que vc se recuperou rápido! Beijos, beijos!!!

      Excluir
  4. Myriam, gostei demais deste post com dicas!
    Não sabia que a proteina ajuda na formação do feto, que dica bacana!
    E a última dica é a melhor de todas, aproveitar a gravidez, realmente passa tão rápido... meu filho tem 3 anos, e as vezes bate uma saudade do barrigão...rs
    Um beijo e obrigada pelo comentario no meu post do Recanto.
    Lauri

    ResponderExcluir
  5. Tudo bem por ai?
    Aqui tá frioooo, rs.
    Bjus

    Rafa
    www.rafaelando.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tuudooo!! Estive off line porque estava em jejum religioso!! Mas já to de volta!!

      Excluir
  6. olá, myriam! parabéns pelo blog, é super útil! estou na 17a semana de gestação e praticamente não consegui seguir nenhuma das suas dicas devido aos enjoos e mal-estar! era terrível tomar água, comer coisas naturais. bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cinthia!! Obrigada pela visita!! Espero que seus enjoos passem logo pra vc curtir a gravidez!! Beijos!!

      Excluir

Palpite à vontade

Layout por Xiricutico.blogspot.com para uso exclusivo de Myriam. Proibida a cópia!
Tecnologia Blogger