Páginas

De cabelo em pé

|
Sempre ouvi falar que filhos a gente educa desde a barriga! Mas, sinceramente, eu não esperava que fosse um trabalho tão difícil. Sabe quando você, antes de ter a sua, falava mal daquela criança birrenta que faz escândalo nos corredores dos shoppings, e você olhava e pensava: "essa mãe não tem pulso. Que absurdo!"? Pois é...comecei a perceber que nem sempre é uma questão de pulso!! O meu filho está para completar 18 meses, e, gente...quanta personalidade!!! Já sabe muito bem o que quer e bate o pé para tentar conseguir!! Perdoem-me a quantidade de exclamações, mas, é que só assim eu posso transmitir minha perplexidade...rsrsrsrsrsrsrs...ainda não estou na fase dos vexames, porém, o gênio forte do meu filho, tem-me deixado prepocupada se passarei por isso. Claro que já dividi essa angústia com a minha analista (ufa!!) e ela me disse que é uma fase delicada porque, apesar de termos que dizer "não" para vários comportamentos, ele está num momento de total descoberta e ele não entende muito bem as proibições. Aff!! Que dificuldade, então, né?! Disse também, que, às vezes, o espaço onde a criança fica é adulto demais pra ela e nada pode porque vai quebrar, rasgar, destruir etc. Com isso, a criança fica tentando mexer em tudo o que está a sua volta, já que, tudo lhe parece muito interessante. Ela me deu uma dica que achei super válida e passei a usar com o Dan. Fiz um espaço só dele (não importa o tamanho desse espaço) em que ele pode explorar o que ele quiser. E, é recomendado que nós (pais e mães) "entremos" nesse espaço para dividir essas descobertas com a criança. Até porque, nessa fase, a forma como brincam quer dizer muita coisa, servindo de alerta, inclusive, para algum problema motor, de inteligência, déficit de atenção, entre outras coisas. Outra dica que achei bem legal é que, como a partir da fase do andar, a criança tem muita energia para gastar, é interessante, sempre que possível, levá-la para um espaço onde ela possa andar, correr, sujar-se, enfim, ser criança meeeesmo, afinal, se nós adultos precisamos sair de casa de vez em quando, imagina os pequenos que estão cheio de energia acumulada? Enfim, como mãe de primeira viagem que sou, vivo cheia de dúvidas, mas, sem um pingo de vergonha na cara (rsrsrsrsrs), vou atrás de respostas que me satisfaçam e condizam com o meu estilo de educar. Espero estar no caminho certo! E você?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Palpite à vontade

Layout por Xiricutico.blogspot.com para uso exclusivo de Myriam. Proibida a cópia!
Tecnologia Blogger