Páginas

Amamentar, melhor cuidado não há!

|
Quando eu estava grávida, li e recebi as mais variadas orientações sobre amamentação. Uns diziam que era melhor eu começar o quanto antes a passar bucha nos mamilos para que já fossem ficando menos sensíveis e delicados. Outros já diziam que não havia o que ser feito, e que o melhor era aguardar o momento de amamentar mesmo. Na dúvida, passava a bucha vegetal, mas, só a partir do sétimo mês, e, ainda assim, nada agressivo não!! Foi aí que eu fui convidada para assisitir uma palestra com uma enfermeira mais do que experiente...e ela disse que não há nada para ser feito para preparar o peito. O que vai fazer com que você não sofra rachaduras etc é a tal da "pega" do bebê. Ela ensinou que o bebê tem que abocanhar a mama e não ficar só no bico, pois, por toda a auréola, há furinho de onde sai muito leite! E, dito e feito...quando meu bebê veio mamar, o primeiro impulso é deixá-lo pegar só o bico. Mas, eu colocava o meu dedo mindinho para tirá-lo da sucção errada e abria bem a boquinha dele para encaixá-lo no peito da forma correta. É claro, minha gente, que nas primeiras vezes dói! Para falar a verdade, eu sofri os primeiros 15 dias, porque eu tinha tanto leite que tinha que tirar porque meu bebê não consumia tudo. Porém, nunca sofri com rachaduras ou dores dilacerantes..sentia apenas um ardor! Passados os 15 dias, era só felicidade!!! Que maravilha aquela troca de olhares cúmplices!!! Momento mágico mesmo!! É um cuidado para o bebê e para mamãe também, que se sente a mulher mais poderosa do mundo porque alimenta a sua cria! Entretanto, porém, todavia...amamentar é um ato de doação de corpo E alma. Definitivamente, não é toda mulher que nasceu para amamentar. Compreendo perfeitamente as que optam por não amamentar. Cada uma sabe o que é melhor para si e para seu bebê. Todas são mães, amamentando ou não! Para mim, foi uma experiência incrível! De tudo o que a maternidade me trouxe, amamentar foi o ato mais gratificante! Eu recomendo!


2 comentários:

  1. ANDREZZA GUIMARAES11 de agosto de 2012 21:34

    Nossa só eu sei quanto fiz de tudo para amamentar o meu bb mais não tive muito sucesso por uma serie de fatores no inicio fiquei muitoooooooo ruim me achando a pior mãe do mundo!!!Mais depois descobri que amamentar não é para todas as mãe e realmente é muito sacrificio o meu peito ficou em carne viva e olha que li tudo sobre amamentar... + é só na hora da pega é que vamos saber se vai ser tranquilo ou não!!! Fico muito feliz de saber que vc conseguiu essa etapa e sei o quanto é maravilhoso ver seu filhotinho conectado com vc!!! pelo menos tive essa chance por 15 dias e foi um momento unico e inesquecivel!!!

    ResponderExcluir
  2. Não é nada fácil amamentar!! A cobrança social para que isso se dê é muito grande, mas, esquecem que existem mulheres que não podem, não querem ou não conseguem. Acho que temos que respeitar sempre o limite do nosso corpo!!

    ResponderExcluir

Palpite à vontade

Layout por Xiricutico.blogspot.com para uso exclusivo de Myriam. Proibida a cópia!
Tecnologia Blogger