Páginas

Ter filhos humaniza

|

Ah, a força transformadora da maternidade...poucas são as pessoas que não se transformam após a chegada dos filhos. Eles nos tornam mais sensíveis, mais tolerantes, mais altruístas, mais engajados e até nos transformam em ativistas. Os anos e a vida adulta têm a capacidade de nos endurecer e as vezes até nos fazem esquecer de que somos humanos. Passamos a viver sem tempo, numa busca constante de atropelar os dias e muitas vezes as pessoas, até aquelas que tanto estimamos. Mas aí chega aquela coisinha miúda, completamente indefesa, extremamente dependente, que nos faz deixar de lado o relogio, o egoísmo, a vaidade; levando-nos a reencontrar a simplicidade da vida, o bem querer ao próximo, o olhar mais doce para com o outro e o compadecimento com a dor alheia. O amor materno/paterno desperta em nós o que temos de melhor. Com isso, ganha a criança, ganha o mundo, mas, principalmente, ganhamos nós, que podemos fazer nossos dias serem  mais leves e mais alegres para nós mesmos e também para quem nos rodeia. Desconfio que se não fosse esse amor, a humanidade nem teria avançado tanto, pois a falta de amor desperta em qualquer ser humano os sentimentos mais selvagens e estúpidos. Talvez a inteligência não esteja em ser racional e sim na capacidade de, mesmo nas questões mais emblemáticas, tratarmos a situação não com a paixão dos ingênuos, mas com o amor dos experientes e isso envolve o perdão, a tolerância e a compaixão. Sentimentos que sempre foram muito difíceis para eu lidar, mas que estou me esforçando muito em aprender, desde que me tornei mãe. Mais uma vez, tenho aprendido mais que ensinado.


17 comentários:

  1. Oi, Myriam! A maternidade/paternidade mudam sim! Fico observando na minha família e entre os meus amigos. No geral os pais se tornam menos egoístas de alguma forma. É claro que não há mudança da água pro vinho, mas é visível que os pais ficam sendo pessoas melhores.
    Beijos,
    Rita
    http://melancianabarriga.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rita! Sem dúvida, a mudança é enorme, mas, existem certas características e valores que jamais mudarão, mesmo com a chegada dos filhos!
      Beijos pra vc e pro bb!!

      Excluir
  2. Nossa Myriam, eu super me identifiquei com suas palavras. Uma vez minha chefe me perguntou se eu estou tranquilo sobre a gravidez de minha esposa, mas com um tom de "te vejo cansado". Eu respondi "eles nunca me deram trabalho, nem sequer um minuto de estresse". Hoje me vejo mais tranquilo, menos resmungão, mais humano, em busca da iluminação social e pessoal. Eu acho que até já falei disso no meu blog, eu aprendi mais do que ensinei com a gravidez. Tornei-me mais gente, saca. Entrei num grupo novo, com temas antigos mas diferentes ao mesmo tempo. bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagina então quando seus bebês nascerem! Será arrebatador!!

      Excluir
  3. Myriam, que lindo!
    Nós achamos que temos muito a ensiná-los, quando, na verdade, aprendemos muuuito mais com eles. Sou outra pessoa desde que minha filha nasceu. Ela não foi planejada, e eu não me julgava pronta pra ser mãe. Mas desde seu nascimento, aprendo tanto. A cada segundo aprendendo mais e mais.
    E o amor que nasce em nós é algo tão absurdo, tão sem limites que fico pensando no tanto de amor que cabe em nós, seres humanos, para usarmos tão pouco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que tudo esse sentimento, né, Paty?! Filhos são dádivas mesmo!! Bjssss

      Excluir
  4. Myriam eu posso dizer que sou outra pessoa após a maternidade, obviamente a essência fica, mas sou muito mais tolerante e sensível, meu olhar para o mundo mudou, minha missão tbm, tanto é que hoje desacelerei e estou em casa (acelerada tbm, rs).
    Adorei o post de hoje e peço para você devolver o sol para Curitiba, morro de ver suas fotos nesse sol delícia, kkk.
    Bjus e uma ótima semana.

    Rafa
    Rafaelando.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafaaa!! Adoro suas visitas!! Eu quero o frio de Curitiba, por favor!!! Hahahahahahahahahaha

      Excluir
  5. Olá Myriam!!! Adoro vir aqui... Com certeza aprendemos mais que ensinamos. Diariamente...é impressionante a capacidade que a maternidade tem de nos transformar as nossas perspectivas sobre a vida. Por isso é que eu digo que só pode ser um dom de Deus!! bjs querida! Camila Vaz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Camila!! Eu adoro suas visitas!! A transformação é mesmo diária...quando olho pra trás, nem me reconheço! Rsrsrsrsrs
      Bjão!!

      Excluir
  6. Myriam, há tempos que as costela de Katy são uma escada para os pulmões hahaha :) bjs

    ResponderExcluir
  7. Com certeza humaniza a maternidade: o meu olhar perante meus alunos mudou cem por cento, afinal, eles são filhos de alguém que os ama como amo a minha filha...Vemos o mundo com uma nova lente!
    Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu imagino, Josi!! Porque meubolharbem relação aos filhos alheios mudou muito tb!! Beijos!!

      Excluir
  8. verdade que poder maravilhoso
    sou totalmente diferente
    amei seu blog

    linda noite bjs

    http://sermamaepelasegundavez.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Verdade Myriam, a gente cresce, aprende, muda muito... e é maravilhoso.
    beijos

    ResponderExcluir

Palpite à vontade

Layout por Xiricutico.blogspot.com para uso exclusivo de Myriam. Proibida a cópia!
Tecnologia Blogger