Páginas

O adeus ao berço

|


"Os dias são longos, mas, os anos são curtos". Eu ouvi essa frase num programa sobre maternidade. Frase tão simples e cheia de profundidade. Tenho tido muita dificuldade em passar as fases do Dan. Dar adeus ao que era já era tão intrínseco, virou um desafio contra a minha vontade de dizer: "cresça mais devagar, por favor!". Assim foi com a chupeta, a fralda, e, semana passada, com o berço. Chorei, chorei e chorei ao olhar aquele espaço que, por quase 3 anos, era ocupado por um objeto, o qual, durante a gravidez, eu tive aversão. Sim, eu passei pela angústia pré-parto também. Quando os móveis do quartinho chegaram, eu não queria autorizar a entrada da loja para montagem. Eu estava só em casa e um pânico enorme me veio. O quarto seria a primeira coisa mais concreta e próxima que eu teria e isso me apavorou. Lembro de ter ligado pro meu marido e dito: "eu não quero mais esse quarto! Tá muito perto! Tô com medo!" Depois de montado, eu ficava entrando várias vezes ao dia pra ver se eu me acostumava à realidade que se aproximava. Acho que foi por isso que o adeus ao berço foi tão dificil! Eu que antes havia dito não a sua chegada, estava aos prantos vendo ele se ir antes da minha mente teimosa estar preparada. Veio aquele filme na minha cabeça: chegada da maternidade com um bebê tão fragil nos braços, noites e noites em claro passadas entre a poltrona de amamentação e berço, a primeira vez que o Dan se virou sozinho, a primeira vez que tivemos que baixar o estrado, o dia em que meu bebê sentou, o dia em que ficou de pé, a primeira vez que me chamou para sair de lá...ah, quantas lembranças! Mas aí as noites longas e infinitas deram lugar a uma passagem de tempo colossal e o bebê vira criança, assim de repente, sem me perguntar se podia e se já era chegada a hora. E então tive que entrar várias vezes no quarto para agora me acostumar à presença do que senti ser uma intrusa e um alerta de que o tempo passa rápido demais: a caminha. E mesmo que para ele tenha sido uma festa a novidade, meu coração se apertou quando naquela noite o pus para dormir. Pensei comigo mesma: e mais uma fase se foi...




Quarto sendo montado



Dan com 8 meses



My little man com 2 anos e 9 meses


15 comentários:

  1. Oi Myriam,
    Somos duas então...ô dificuldade que eu tenho de "desapegar" das fases de Milena, mas o que me conforta é saber que se fico por aqui assim, acho que é porque aproveitamos os momentos das fases.
    Bom, mas adorei as fotos acima, que evolução hein?!...como eles crescem! rsrsrs
    Não sei se com o Dan vai ser assim, mas de qualquer forma, pode ser que, e vez em quando, tenhas a partir de agora, um lindo te acordando em sua cama hehehehe (eles ficam mais independentes e quando querem sair de lá, é mais fácil pra eles rsrsrsrsrs).
    Beijos,
    Larissa Andrade.

    http://maternidadeecotidiano.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essas invasões aconteceram nas ferias quando ele saía do colchãozinho e se aninhava em nossa cama! Nesses tres dias sem berço, ainda não houve visitas...hahahahahahahahaha...mas estou sabendo que isso pode acontecer muitas e muitas vezes!!
      Beijos e boa semana pra vcs, querida!!

      Excluir
  2. Myriam, que rapazinho já está o Dan! O tempo passa rápido também para quem acompanha o blog do lado de cá da telinha... esses meninos crescem rápido.
    O tempo não pára, não é fácil mas só nos resta aproveitar muito bem cada fase.
    E parabéns para o Dan, um rapazinho dormindo na caminha!
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é, Lauri?! Quanta diferença de uma foto para outra!!! Passa muito rápido mesmo!!!
      Bjão!!

      Excluir
  3. Myriam aperta o coração! Cada fase é um marco de crescimento para eles e um alerta para as mães de que o Tempo passa, que precisamos viver intensamente, plenamente ao lado deles. Ele está lindo! Que menino! Aproveita! Um grande beijo. Saudades!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Celi!! Tá lindo mesmo!!!! Mata a mãe de orgulho!!
      Mil beijos!! Saudades tb! Imagino que sua vida está uma maratona, não? Sei que fica dificil se atualizar!! Beijos, beijos, querida!! Obrigada pelo carinho de sempre!!

      Excluir
  4. Como ele está lindo e grande, também estou passando por estas mudanças, pois as mudanças deles sempre são as nossas. Primeiro a fralda, agora falta a chupeta, mamadeira e berço. Penso em tirar também, mas quero que tudo seja aos poucos, para ele se acostumar. E o tempo esta voando, logo faz 3 anos que o Isaac veio ao mundo,são tantos momentos e curto sempre. Amo ♥
    Bjs
    Vivi e isaac

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estamos vivendo fases proximas, ne?! Dan completa tres anos em novembro! A mamadeira ainda permanece e acho que até o fim do ano...tb acho que nao se pode tirar tudo de uma vez! Começamos lá em casa pela chupeta, em janeiro! Depois a fralda diurna em abril e agora em agosto o berço! Ele foi 10!! Quem mais sofreu fui eu! Rsrsrsrsrsrs
      A gente sofre vendo eles deixarem de ser aquele bb, ne?!
      Bjao!!!

      Excluir
  5. Que graciha!!! Imagino tanto isso que até me emocionei! Bjs
    Rafa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oxi, Rafa!! É de emocionar mesmo!! Eu ando bem saudosista!! Rsrsrsrsrsrs

      Excluir
  6. Myriam, não é fácil mesmo, mas tem que acontecer, não é? O jeito é a gente ir aproveitando cada dia como único pq os anos, como vc bem disse, voammmmm!
    Tamos nesta junto- e desculpa ter demorado a comentar, a minha conexão de casa estava vergonhosa!
    Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu liiii q vc tava sem conexão!!! Obrigada por virrr!! Bjsss

      Excluir
  7. O berço foi dos três aqui em casa, herdado de um para outro. Quando o desmontamos, misturei orgulho dos meus crescidinhos e saudade dos meus bebês...
    Um beijo!

    ResponderExcluir

Palpite à vontade

Layout por Xiricutico.blogspot.com para uso exclusivo de Myriam. Proibida a cópia!
Tecnologia Blogger