Páginas

"Baby Blues"

|
Depois de assistir à palestra do www.betapositivo.com.br e ler em vários blogs sobre as emoções das primeiras semanas com o bebê, lembrei-me de como foi difícil, emocional e psicologicamente falando, a volta para casa com o Daniel nos braços. Tanto que já falei sobre isso aqui e aqui. Por isso, achei interessante expor sobre as diferenças entre o chamado "baby blues" e a depressão pós-parto. Fazendo uma breve pesquisa pela internet, encontrei uma explicação bacana e bem sintetizada: "Estima-se que mais de 80% das mulheres que dão à luz sofram do chamado “baby blues”. Trata-se de um conjunto de sintomas que aparecem geralmente entre o 3º e o 10º dia do pós-parto e que consistem em alterações de humor, com tristeza ou irritabilidade, e insegurança perante a nova responsabilidade de cuidar do bebé. As mulheres afectadas por blues carecem de vigilância, atenção e de suporte pelos profissionais de enfermagem, que deverão, inclusive, informar as parturientes e suas famílias da forte possibilidade de ocorrência de alterações emocionais transitórias nos dias subsequentes”, alerta Ricardo Gusmão, professor de psiquiatria na Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa, num artigo sobre o tema escrito para o “Jornal do Centro”. Contudo, enquanto o baby blues pode ter como factor de precipitação as explosões hormonais que ocorrem nessa fase e que passarão com o tempo, a depressão pós-parto é bem mais grave. Nesta, aos sintomas de blues aliam-se a outros, como uma desmotivação nos cuidados de si mesma e do bebé, que podem colocar a mãe e o filho em risco." (http://www.alert-online.com).
A chegada de um bebê, por mais planejado que seja, acarreta muitas mudanças na rotina da familia. E, para muitas mulheres, as primeiras semanas são de muita insegurança e medo de não saber como cuidar daquele serzinho tão frágil e completamente dependente. Além disso, o cansaço de muitas noites mal dormidas ou sem dormir, gera um estresse muito grande, sem falar na queda de hormônios brusca que se sofre após o parto. A soma de tudo isso pode gerar essa melancolia e vontade incessante de chorar. O importante é estar mesmo atenta se essa tristeza ultrapassa as primeiras semanas. Caso isso ocorra, jamais hesite em procurar ajuda. A depressão pós-parto é algo que deve ser levado muito a sério. Não é frescura, como alguns dizem por aí!


8 comentários:

  1. Sempre achei frescura e inacreditável uma mulher ter depressao pos parto. Mas depois que tive o Davi, entendo perfeitamente isso acontecer. Não foi o meu caso, fiquei no “baby blues“, mas hoje vejo que é compreensível isso ocorrer. Esse começo é realmente difícil.
    Belo texto!!
    Bjs, Rafa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também fiquei no baby blues, mas, não foi só por uma semana não...eu diria que pelo menos uns 15 dias...
      Obrigada pela visita, Rafa!! Beijos!!

      Excluir
  2. Meu Baby Blues durou uns 40 dias- com várias recaídas até os 3 meses de idade. Me " curei" quando ela começou a dormir à noite e graças às sessões de "terapia" no parquinho do condomínio com outra mãe mais experiente que tinha um bebê como eu. Ter um filho não é nada fácil e o nascimento da mãe, pelo menos para mim, foi muito doloroso. Ainda bem que passa! Mas sinceramente, como costumo dizer, acho que só iria querer outro bebê se ele já nascesse com 3 meses de idade. Ou se eu ganhasse na Mega Sena pra poder pagar umas 3 babás, especialmente uma babá noturna...
    Tenha um ótimo feriado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Josi, você tem toda a razão! Os 3 primeiros meses são muito difíceis para a nova mamãe, que além da inexperiência, ainda tem o cansaço, as dores do pós-parto (no caso de cesárea) e as notes não dormidas. Tudo isso gera um desespero enorme e não tem como a gente não se abater. Mas, como vc bem disse, ainda bem que passa! Ufa!!! Mil beijos e tenha um ótimo feriado!!

      Excluir
  3. Eu tive tb o tal do baby blues! A sorte é que já tinha lido sobre ele antes do Lucas nascer, entao quando comecei a me sentir estranha, sabia o que estava acontecendo. Em certo ponto foi desesperador, a impressao que eu tinha é que eu ia ficar naquela apatia para sempre. Mas olhando para tras, passou rapido ate! =) E piorava qnd eu ficava sozinha em casa. Mas, como no caso da Josiane, passou no terceiro mes! :) O Luquinha tinha refluxo, entao eu ficava mal toda vez q ele comecava a chorar de dorzinha. Foi dificil, mas passou! =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é um período fácil mesmo. E que bom que você já havia lido sobre o assunto. Eu confesso que não esperava sofrer dessa melancolia...foi um período bem difícil pra mim. Mas, passa, amém!!! ;*

      Excluir
  4. Então... não tive isso na minha primeira gravidez, mas agora na segunda gestação, (meu bb tem apenas 1 mês) estou me sentindo assim. Acho que, principalmente, pelo fato de não poder dar tanta atenção a minha primeira filha, que só tem 2 anos. É um misto de sentimentos que deixa a gente meio deprê. Ótima dica! Temos que ficar atentas sim! bjs Camila Vaz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Camila!! Não é um periodo facil mas passa!!! Espero que logo, logo, vc esteja bem!! Um forte abraço!!!

      Excluir

Palpite à vontade

Layout por Xiricutico.blogspot.com para uso exclusivo de Myriam. Proibida a cópia!
Tecnologia Blogger