Páginas

Mãe deixa de ser jovem?

|
O discurso de que depois que temos filhos não temos mais tempo para nada é conhecido de todos que vivem a maternidade/paternidade. É bem sabido que muitas noites serão em claro e que qualquer "brechinha" a gente quer mesmo é dormir. Passam-se os meses mais cansativos, mas, a vida continua muito atarefada para pensar em diversão. Leia-se: diversão adulta, porque claro que com os filhos há diversão, porém, bem diferente da que estávamos acostumados antes deles. É sabido também, que culpa é um negócio que parece não ter fim. E pensar em diversão SEM os filhos parece que não podemos mais. Será mesmo? Eu sempre tive uma vida agitada antes da maternidade. Muitas viagens, muitos bares, muitas baladas, muitas reuniões na casa dos amigos, ou seja, a vida era um superlativo só! Quando decidimos engravidar, tínhamos a certeza de que essa vida social intensa iria ser abandonada por um período, mas, não para sempre. Digo isso porque nunca fomos demasiadamente caseiros para gostar da vida pacata pela eternidade. À medida que o Daniel foi crescendo e o cansaço diminuindo (em proporções não tão equivalentes), a vontade de ter uma vida mais agitada surgiu. Claro que nada comparado ao que vivíamos antes, até porque foi uma fase que vivemos exaustivamente e passou. Porém, um jantarzinho ou um cineminha despropositado no meio da semana e encontrar os amigos sempre que possível, isso não abrimos mão. Para que essas "escapadelas" sejam possíveis, eu conto com a ajuda da babá que mora conosco ou com meus pais, quando eu viajo. Entretanto, prefiro só sair de casa quando já coloquei Dan para dormir, pois temos todo um ritual para a hora do soninho e sou eu quem o realiza todos os dias. É um momento muito nosso que não gosto de abrir mão. Porém, quando termino de fazê-lo dormir, já é perto das 21h e o cansaço bate. Mas, se não fizermos um esforço, vez ou outra, vamos morrer encalhados no sofá assistindo a novela das 21h e ninguém merece, né?! A maternidade muda muito a gente, mas, creio que deva ser para melhor e não para viver se lamentando do cansaço e da falta de tempo. O homem adapta-se ao meio, então, com jeitinho, dá sim para se dar um tempo para curtir um jantar a dois ou os amigos queridos. A gente se sente mais leve, a cabeça dá aquela arejada e voltamos pra casa com as energias recarragadas por boas risadas. Não se permitir sair da rotina é muito estressante e estresse deixa a pessoa com um ar pesado, sério, impaciente. Penso que a seriedade em demasia não envelhece apenas o corpo, mas, principalmente a alma. Sair com os amigos, fazer uma viagem curta pra namorar, tomar um chopp etc, não mede a responsabilidade de ninguém. Os filhos sempre serão prioridade, mas, gosto de me dedicar tempo algumas vezes, afinal, né, gente, mãe também é jovem!


10 comentários:

  1. É isso mesmo Myriam! E a medida que eles crescem mais um pouquinho ainda dá até p levá-los junto em alguns programas. Léo (5 anos) adora ir p festa de casamento acredita?! Já foi em váaaarios. E quando vamos sair o festeiro pergunta logo com quem é e se tem filhos da idade dele p ir junto :) Bj
    Luciana Peixoto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lu!! Amei sua visita!!! Olha só!! Eu espero que o Dan seja companheirão que nem o Léo!! Vou adorar levá-lo comigo!! Beijão pra vc!!

      Excluir
  2. Oi Myriam, que lindo o seu blog! E que tema legal! Simples, mas, útil. Ainda não sou mãe, mas, vou tentar me lembrar dessa e das outras dicas que já vi aqui. Um grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cris!! A proposta é essa! Falar de coisas simples mas que fazem a gente pensar! Que bom que vc gostou!! Volte sempre! Beijosss

      Excluir
  3. Tá coberta de razão, ninguém merece se anular totalmente e depois que as crianças estão dormindo, aí sim, a noite é uma criança, para um cineminha, jantar e um chopp. Tenho a sorte de contar com a minha mãe para todas as horas e a minha sogra tbm conto, mas com moderação, enfim ajuda não falta ;)
    Bjus

    Rafa
    Rafaelando.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É tão bom poder contar com nossas mães, né?! Eu também me sinto abençoada!! Mil beijos pra vc!!

      Excluir
  4. Acho que com o passar do tempo conseguimos voltar a nossa rotina como mulher e conseguir aproveitar os momentos.,,,,bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também penso o mesmo! À medida que os pequenos vão se tornando mais independentes, a gente vai conseguindo ter mais tempo livre pra cuidarmos de nós mesmas!! Bjinhos e boa semana pra vc!!

      Excluir
  5. Olha, lendo o seu texto, fiquei pensando realmente na " moleza" que dá depois que a gente coloca nossos filhos pra dormir: se bobear, a gente dorme junto até o outro dia. Realmente é necessário um esforço para se animar após isto, mas confesso: não é fácil!
    Bj e BOA SEMANA!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvida, Josi!! (Olha a intimidade!! Hahahahahaha) Muitas vezes eu peguei no sono fazendo o Dan dormir. É muito cansaço acumulado mesmo!! Beijos e tenha uma ótima semana!!

      Excluir

Palpite à vontade

Layout por Xiricutico.blogspot.com para uso exclusivo de Myriam. Proibida a cópia!
Tecnologia Blogger