Páginas

Gravidez sem controle

|

 Adoro listas. Lista de supermercado, de afazeres, de presentes, de lugares que quero conhecer, de restaurantes novos para ir, de drogaria, de feira, e, principalmente, lista do que não posso esquecer, como consultas, dia da terapia, da drenagem etc. Gosto de listas porque elas ajudam a me organizar, planejar meu dia, enfim, estar no controle de tudo, sempre. Controle é uma palavra que gosto muito. Gosto exageradamente, exacerbadamente, absurdamente. Gosto porque não gosto de surpresas, de coisas em cima da hora, de supetões, de atrasos. Controle tem a ver com planejamento e eu adoro planejar. Poucas coisas na minha vida foram não planejadas. Pouquíssimas vezes me permiti passar o dia sem planejar. Bem típico de quem é controlador. A gravidez do Daniel, por exemplo, foi muito planejada. Mas quando recebi o positivo, tudo o que eu havia planejado, não aconteceu. E quando me vi sem o controle da situação, eu me vi num mar em fúria e me afoguei. Eu me afoguei em prantos. Como eu não conseguia controlar o que estava acontecendo com o meu corpo, com as minhas vontades, com a minha vida, com os meus sentimentos, aquele cenário que eu havia planejado desmoronou; e com ele, fui junto. Eu senti que caía para fora, para fora de mim. 
Pari, e o parto também não foi o planejado. Sem o controle, afoguei-me em prantos, mais uma vez. Derramei lágrimas, mas não derramei leite pelo tempo que eu queria. Derramei por um tempo, mas à medida que as lágrimas me encharcavam por fora, eu secava por dentro. De novo, sem controle. Mesmo cercada de pessoas, eu estava só. Caída para fora de mim, não havia ninguém para me colocar para dentro de novo. Essa missão era minha. Missão solitária, dificil, dolorida, mas, decidi fazer a viagem de volta. Eu precisava cair para dentro de mim mesma e colocar-me no eixo. Quando me reencontrei, demorei para me reconhecer. Já não era a mesma pessoa de antes. Tive que reaprender a ser eu mesma. E assim, ao longo dos últimos 4 (incríveis) anos, vi crescer o Daniel e a mim, dois novos seres no mundo. Fomos/somos aprendizado um para o outro. Em díade, estamos em construção. E, nesse reaprender a ser eu mesma, uma nova gravidez aconteceu. Tão planejada quanto a primeira, não resisti a essa parte de mim. Mas, diferentemente da primeira vez, resolvi abraçar o descontrole que a gravidez nos proporciona. Aprendi que não sou eu quem está no comando, na maioria da vezes. E, com medo, mas com uma vontade louca de tentar, tenho deixado a gravidez me levar. Surpreendentemente, tenho ouvido, nas últimas semanas, o quanto estou leve, com cara de feliz, radiante nesta gestação. Percebi, então, o quanto estar bem por dentro, faz diferença do lado de fora. Estou, portanto, tendo a chance de um novo aprendizado com o novo filho que está a caminho. Na primeira vez, eu não entendi que era tempo de aprender comigo e com meu filho que ia chegar. Eu queria aprender só com os livros, como se a vida respeitasse manuais de instrução. Nesta nova experiência, resolvi ouvir meu corpo, meus instintos e meu bebê, que já tanto me ensina. Gestar é a oportunidade que temos de aprender a lidar com o imprevisível, com algo que está além de nós, e, por isso, planejamento e controle não são as palavras de ordem. Planejar e controlar são apenas uma parte do todo, que envolve, acima de tudo, a capacidade de se flexibilizar, permitir-se ser maleável para que não só o corpo aprenda a se moldar conforme a barriga cresce, mas também a essência, os sentidos e a nova vida que vamos levar.


15 comentários:

  1. Também sou das que adoram uma lista, uma anotação, uma agenda... o marido até brinca comigo quando falo que "vou colocar tudo na ponta do lápis" rsrs. Mas confesso que, de vez em quando, me frustro quando algo não sai como planejei, mas acontece e tenho que compreender e flexibilizar...Acredito que quando estamos bem com nosso próprio "eu", a tendência é que tudo aconteça naturalmente e da melhor forma. Que bom que você está vivendo bem essa fase, isso faz bem pra você, pro bebê e, pra todos que estão à sua volta, transparece.
    Beijos,
    Larissa Andrade.

    ResponderExcluir
  2. Você tem jeitinho de organizada mesmo, Larissa! E sei como é dificil lidar com a possibilidade de se deixar levar, mas, às vezes faz bem, né?! Obrigada! Bjks!!

    ResponderExcluir
  3. sou assim como vc flor curto demais uma lista e não gosto que nada saia do meu controle,só que as vezes não podemos controlar tudo né

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é! Essa é a ideia. Saber que nem sempre controlamos tudo! ;)

      Excluir
  4. Lindo, lindo, lindo Myriam. O texto e o que está acontecendo com você. Cada vez mais fã. Quando for a Manaus vou ter que dar um jeito de te conhecer....Rs Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Rafa! Mas, ó!! A gente já se encontrou na infância, sabia?! Eu sou prima da Renata Mourão que estudou com você no La Salle! Faz muuuuito tempo mas eu me lembro de você! ;)

      Excluir
    2. É, sei que vc é prima da Renata, também acho que já nos encontramos na infância. Não lembro muuuito, mas no mínimo em algum niver da Renata certeza. Bjs

      Excluir
    3. Com certeza!! Rsrsrsrs
      Mas quando vier, vamos tentar nos encontrar!!! ;)

      Excluir
  5. Menina, pense numa mulher desorganizada que sou eu!!!
    Kkkkkk
    Mas adoro pessoas organizadas!!!
    Beijos


    www.maisque6.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Myriam dei risada com seu post, pois também sou assim... adoro uma lista! Faço listas, desenhos, esboços, mil e mil planejamentos. Nem sempre dá certo! Muitas vezes fico frustrada com tudo, mas é a vida, né? Precisamos aprender... e acho que fazer isso ajuda bastante! Curta essa fase, planeje mesmo... deixe também os dias correrem... Faça o que der vontade sempre! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Celi, você tem ser organizada pra dar conta de tudo aí, mas, como você disse, tem dias que é bom deixar correr solto! Senão fica muito dificil viver! Rsrsrsrsrsrsrsrs
      Bjks!!!

      Excluir
  7. Hello!
    Congratulations!
    Welcome your blog is to accept, in the "International Directory Blogspot"
    BRAZIL No. 2018 Division
    This blog is for you! And it is also up to you to give it changes by the know with your friends
    Have a great day
    Sincerely
    Chris

    On the right side (see green) whole Country list! By clicking on it you will have the blog list of this country! And so the ability to communicate and interact with them. Language problem? Use the Google translator!
    The activity is only friendly.

    I give you badges for your blog
    http addresses are those where you will find the badge image
    http://nsm05.casimages.com/img/2012/07/12/12071211040212502810092867.gif
    http://nsm05.casimages.com/img/2012/09/06/12090603083012502810288938.gif
    http://nsm05.casimages.com/img/2012/09/21/12092110155912502810343002.gif
    http://nsm08.casimages.com/img/2014/09/02/14090209425712502812494399.jpg

    Investment badge on your blog entitles the status of "VIP"

    Our site does not ask for money! The activity is only friendly
    Please: Made know the "directory" BRAZIL with your friends and invite your friends
    "Unity makes strength"
    For other bloggers come and register
    http://world-directory-sweetmelody.blogspot.com/
    Imperative to follow our blog to validate your registration.Thank you for your understanding

    ResponderExcluir
  8. Oi, Myriam! Em primeiro lugar, um ótimo 2015 pra você e sua família!

    Essa história de ter controle é a minha cara! Eu odeio não ter controle sobre as coisas e adoro fazer listas também! Eu sem lista de compras num supermercado mais pareço uma barata tonta! E acho que foi também por isso que o início da minha gravidez foi tão difícil, tudo fugiu do que eu planejei. Até que eu tive apendicite e depois disso fiquei mais tranquila. É porque vi que tudo sair do controle é normal, e eu não posso fazer nada pra mudar isso.
    Troço muito pra que você continue assim tranquila, e que essa tranquilidade reflita no resto dessa sua segunda gravidez. Ah, e desejo muito que você tenha um parto lindo! Não do jeito que você sonhou ou planejou, mas do jeito certo pra você.
    Beijos,
    Rita :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também fico bem perdida sem lista, Rita! rsrsrsrsrsrsrsrs
      Mas, deixar as águas rolarem, às vezes, é libertador!
      Bjks!!!

      Excluir

Palpite à vontade

Layout por Xiricutico.blogspot.com para uso exclusivo de Myriam. Proibida a cópia!
Tecnologia Blogger