Páginas

Tchau chupeta

|
Ah, a chupeta...objeto responsável por altas discussões e opiniões divididas. Eu era convicta de que não faria uso dessa borracha no meu filho. Resisti, bravamente, por 20 dias. Porém, como já relatei aqui, acabei cedendo ao cansaço da noite em claro que passei, porque Dan quis mamar de 45 em 45 minutos. A partir daí, a hora do soninho era sempre acompanhada por ela. Quando Dan começou a falar, aprendeu rapidamente a dizer "pepeta". Falava de forma tão doce e com uma cara de dó, que lembrava o olhar penoso do gato de botas no filme Shrek. Quando ficava doentinho, a chupeta era o consolo e ele acabava passando muito mais tempo com aquela coisinha na boca do que eu gostaria.
Quando eu decidi fazer uso da chupeta, eu tinha em mente que tentaria obedecer o que dizem os especialistas de que o ideal é tirar quando a criança completa os dois anos. Mas, conforme esse dia se aproximava, parecia mais difícil tirar o Dan daquele vicio. Eu até tentei falar algumas vezes sobre como ele já estava grande para continuar usando chupeta e que já estava na hora de ele dar para um bebê pequeninho, que precisava mais que ele. Porém, eu nem conseguia terminar os argumentos. Dan começava a chorar e a dizer, sem parar: "chupeta minha, chupeta minha, chupeta minha"...
Na viagem de dezembro, ele ficou muito viciado. Pois, como ele se estressava com facilidade por estar fora de sua rotina, eu acabava dando a chupeta para que ele ficasse mais calmo. Quando voltamos, tive muito trabalho para fazê-lo entender que a "pepeta" era só para dormir. Mas, consegui que Dan voltasse a passar o dia todo sem a "mardita" e a usasse somente à noite.
Na semana das compras do material escolar, havia, na lista, o pedido de 2 livros de historia. E foi tentando achar livrinhos interessantes para mandar para escola, que eu me deparei com o "Tchau Chupeta". Pensei então que poderia ser uma tática eficaz para, finalmente, darmos um adeus àquela borracha. Foi uma semana inteira lendo, relendo e relendo mais uma vez o livrinho. Dan acabou se apegando à historia da garotinha que jogou sua chupeta no mar, indo morar com os peixinhos. Ele mesmo já pegava o livro e contava a historia com suas palavras. Ou seja, o discurso estava ficando. E foi assim que, no sábado, dia 26/01/2013, com 2 anos e 2 meses, que Dan deu tchau à "pepeta". Claro que antes de fechar os olhinhos, balbuciou docemente a palavrinha para ver se eu cederia. Continuei cantando e cantando e cantando. E ele adormeceu. Três horas depois, chegou a tatear o berço à procura de sua fiel escudeira. Sentou, reclamou, mas, voltou ao seu sono. E, acordou somente de manhã. Ufa! Vencemos a primeira noite. Durante o dia, mencionou uma ou duas vezes, mas, sem choro. Na segunda noite, pediu antes de dormir e eu o lembrei a historinha, ele fez uma carinha de choro, mas, conformou-se e adormeceu. As 05h chorou e eu fui acalentá-lo. Voltou a dormir até as 07h, como de costume. Terceira noite, pediu quando estava vestindo o pijama e só. Tomou o gagau e adormeceu. Noite inteira sem resmungo ou choro. Na terça-feira, no fim da manhã, ele mesmo começou a contar que a "pepeta" estava no mar e que ele era graaande e por isso não precisava mais dela. Quase fui às lágrimas!!! Meu bebê cresceu, amadureceu e não precisava mais da sua amiguinha. Ele estava pronto para estar só!


TCHAU CHUPETA, é um livro do Projeto Cidadão (Antonio Pinto, Arnaldo Antunes, Edgard Scandurra e Taciana Barros). Ilustrações de Claudia Briza. Ed. LEYA.




16 comentários:

  1. Ô que bonitinho, adorei!!! E o livro agregou hein?!
    Antes de ser mãe sempre falava que pretendia não dar chupeta qnd tivesse filho e assim consegui...nunca dei chupeta à Milena...mas por outro lado...ela adora os seus dedinhos até hoje. Já diminuiu a frequencia, sendo mais quando ela vai dormir...mas um dia eu chego lá! rsrsrs
    Bjs,
    Larissa Andrade.

    http://maternidadeecotidiano.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agregou muito, Larissa!! Uma mão na roda!! Espero que sua Milena deixe os dedinhos logo!! Bjsss

      Excluir
  2. NOSSA, VOU COMPRAR AGORA!!!!!!!!
    Sério, deste fim de semana não passa!!!!

    Entendo totalmente a sua situação, Myriam, totalmente!!! A Laura usa só para dormir, mas sempre que cai, se machuca, bate em alguém ou fica brava, ela pede a chupeta... nós não damos, mas ela pede, ela tenta! À noite, é automático, ela já sai do banho e pede a chupeta, enrolada na toalha.

    Quero mto que ela pare de chupar a chupeta, vamos tentar agora com esse livrinho, quem sabe???

    Adorei a dica!

    Beijos grandes!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa cena pós banho eu conheço beeemmm!!! Era a mesma coisa, Dani!!! Hoje estamos no 6.º dia e ele não fala mais na "pepeta"...estou me sentindo vencedora mesmo!! Espero que funcione com a Laurinha!!!! Beijos!!!

      Excluir
  3. Parabéns Myriam... aperta nosso coração, pois queremos o bem estar do nosso filho. No entanto, agiu como deveria. Uma conquista e tanto para o Dan.
    Sabe que sou da opinião que não dá para dizer que há um tempo definido pra largar a chupeta, mamadeira, tirar a fralda. Vale mesmo é o olhar dos pais, o quanto sabem, conhecem sobre o filho. Além do mais, um tanto de bom senso para saber até quando...
    As crianças dão indícios. Podemos e devemos aproveitar isso.
    E assim a vida segue... readaptação do Dan na escola, sem chupetas... Muitos marcos do crescimento!!!!
    Beijos, beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitos marcos, Celi!!! Fica passando um filme na minha cabeça de tudo que já vivemos...passou rápido...meu bebê agora tá virando um menino!!!

      Excluir
  4. Bom saber do livro! Também tinha certeza que nunca daria chupeta pro Davi, mas ele começou a chupar dedo direto. Entre o dedo e a chupeta, preferi a chupeta. Ele não usa direto, não usa pra dormir tambem não. Se dormir com ela, eu tiro... Mas ele só tem 5 meses, muita coisa pode mudar.
    Adorei esse texto! Estava com saudade dos seus relatos.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rafa!!! Muitas águas vão rolar ainda!! Mas tb acho que entre dedo e chupeta, esta é menos prejudicial! Bjsss

      Excluir
  5. Vou ser muito sincera: a chupeta me ajudou muito e não me arrependo de ter dado!

    Julia largou quando se sentiu pronta e depois que ELA tomou a decisão, qdo ela choramingava pedindo eu dizia que ela tinha jogado fora pq já era uma moça e ela se conformava!

    Parabéns pro Dan que tomou a grande decisão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para mim também foi um bálsamo! Confesso que temi não conseguir tirar a chupeta mas ficou mais facil quando partiu dele entender que era chegada a hora do adeus! Ponto pro Dan! ;)

      Excluir
  6. Parabéns por essa conquista do Dan, não precisa mais da chupeta... É maravilhoso ver nosso filho amadurecendo.
    beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi Myriam, adorei o seu relato. Eu aqui, aprincípio, não faria uso da chupeta também. Mas não resisti ao cansaço e tentei a tal da chupeta. Só que as minhas filhas não gostaram muito e usaram por pouco tempo. Assim a retirada da chupeta foi fácil por aqui. Gostei da dica do livro.
    A sua experiência vai ajudar a muitas mães.
    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Chris!! Que bom que suas meninas não pegaram gosto pela chupeta! Tirar do vicio é bem ruim...ainda bem que passou!! Obrigada pela visita!!
      Bjsss

      Excluir
  8. Se tudo der certo e não houver recaídas, aqui tbm já era a pepê! Li na Super interessante que cortar a chupeta causa desinteresse. Então cortei e inventei, com notas de horror que me arrependi muito, que a barata comeu. Arrependi pq a Bia ficou com muito medo da barata, demorou até pra dormir, mas quem diz que ela quis a chupeta mordida? Isso foi ontem à noite, hj no cochilo da creche tbm deu certo. Papai Noel veio aqui em casa hoje à tarde enquanto estávamos fora e matou todas as baratas, mas uma mordeu a outra que tinha jogado...e ela mesma foi jogar a chupeta no lixo!!
    Muita emoção estas coisas, vc não acha?? Espero que dure!
    Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Josiiii, não sei se rio ou choro!!! Tadinha da Bia!! Mas que bom que vc reverteu a historia!! Hahahahahahaha
      Vou aguardar as cenas dos proximos capitulos!! Bjsss

      Excluir

Palpite à vontade

Layout por Xiricutico.blogspot.com para uso exclusivo de Myriam. Proibida a cópia!
Tecnologia Blogger