Páginas

"Pais e filhos"

|
E quem não se lembra de ter cantado milhares de vezes a música Pais e Filhos do Legião Urbana? Eu, super adolescente e me achando a dona da razão, quando cantava, tinha uma vontade de cantar protestando. "Tipo assim", (usando a linguagem dos aborrecentes jovens): "Pai, mãe, eu sei que vocês me amam e tals, sei que vocês querem me dizer o que está aí nessa música, mas, pô, me deixa!!" Mas, como diz uma amiga minha, "a volta do anzol é que segura o peixe", eis que agora eu me econtro do lado lá. E quando ouvi a música Pais e Filhos na radio (viva o Jurassic Pan!) o sentimento foi inverso ao que eu sentia quando era adolescente. Lógico! Eu não ouvia mais a música como filha! Eu estava ouvindo com ouvido de mãe!! E eu fui me vendo mãe em cada refrão:

"Dorme agora:
É só o vento lá fora.
Quero colo
Vou fugir de casa
Posso dormir aqui
Com você?
Estou com medo tive um pesadelo
Só vou voltar depois das três"

Além das noites mal dormidas, de tentar fazer o Daniel dormir sozinho no berço e esperar que quando estiver com uns 3 anos, ele já vai se enfiar por debaixo do meu edredom e terminar a noite entre mim e o pai, fui além e já me imaginei sofrendo com o Daniel me comunicando que a noite dele será longa e a minha também, por conta. Foi quando quase que senti uma lágrima escorrer e pensei: "tá louca, fia? faltam uns 15 anos pra você ouvir isso!" (não vou aguentar ouvir um comunicado desses antes, já aviso!). Próximo:


"Sou a gota d'água
Sou um grão de areia
Você diz que seus pais não entendem
Mas você não entende seus pais.
Você culpa seus pais por tudo
Isso é absurdo
São crianças como você.
O que você vai ser
Quando você crescer."

Esse refrão é um tapa na cara de nós mães, antes só filhas, que teimávamos em não entender o porquê das atitudes dos nossos pais. "Mas eis que chega a roda-viva", e, taí, estamos padecendo no paraíso e aguardando, ansiosamente, tudo o que ainda está por vir. Mas, sabe o pior disso tudo? É a minha mãe ler esse post e dizer com o peito morto de estufado: "eu te avisei que você só ia me entender no dia que fosse mãe!" Rá!


2 comentários:

  1. "São crianças como vc
    o que vc vai ser quando vc crescer"

    Pra mim essa é uma das frases mais interessantes, porque acho q muita gente demora pra perceber que nossos pais também são seres humanos, não acertam sempre e que nós, muito provavelmente, seremos iguais a eles, visto que foram nossa principal referência (em regra). Por muito tempo o mito do pai/mãe herói nos acompanha (há exceçõs, lógico). Quando essa percepção chega, passamos a entendê-los melhor... Magina quando a gente vira pai/mãe de uma criaturinha... Aí é q a ficha cai mesmo...

    ResponderExcluir
  2. Pois é..a minha ficha caiu!! Ahahahahahaha

    ResponderExcluir

Palpite à vontade

Layout por Xiricutico.blogspot.com para uso exclusivo de Myriam. Proibida a cópia!
Tecnologia Blogger