Páginas

Cores

|

 Sábado passado, com recém completados 1 ano e 3 meses, Noah deu seus primeiros passos sozinho. Mesmo já tendo passado por isso alguns anos atrás, eu me emocionei de novo e como se fosse a primeira vez. Estávamos todos (pais, avós e tia) ansiosos por esse momento. Menos o Noah, que continuou desdenhando de nossa ansiedade e deixou claro que só andaria quando quisesse. As comparações foram inevitáveis e até já falei sobre isso em outras mídias sociais. Dan andou, falou e teve dentinhos mais cedo. Daí a ansiedade dessa mãe que ficou esperando que o tempo se repetisse. Mas já dizia minha avó: "nem os dedos das mãos são iguais, o que dirá as pessoas". Para dizer a que veio, Noah, apesar de não querer muito saber de andar, adora escalar. Tem dado susto atrás de susto. Quando olhamos, subiu na mesa, na cadeira, na escada...é como se tentasse mostrar que é único: no tempo, nos gestos, nas escolhas, no viver. Tem o olhar desafiador. Chega a me encarar enquanto (sabe que) faz algo que não deveria. Digo "NÃO" e ele me sorri de lado, como se tivesse em eterno deja vu. Apesar de eu sempre falar em amor em dobro, o que efetivamente acontece, posto que a cada dia amo mais, a rotina de se dividir nas diferenças dos filhos é difícil e na grande maioria das vezes - que me perdoem aqueles que veem a maternidade apenas em nuances de rosa - exaustiva. Despender energia para lidar com seres tão diferentes não é tarefa fácil. Encontrar tempo e energia para ser quem se é, missão quase impossível. Daí muitas vezes, "sem razão", eu estar perdida em pensamentos, áspera nas palavras e nos gestos. Tenho tido problemas com o ritmo. O meu, pra ser mais precisa. Que há anos não obedeço. Sigo os de outrem, dia a dia, sem cessar. Meu corpo e mente tem pedido que eu obedeça meu ritmo, eu é que não tenho dado ouvidos. Até dou, mas quem faz no meu lugar? Aí eu lembro aquela frase que se ouve toda vez que se encontra alguém na rua que olha seus filhos e diz: "nossa! como cresceram! Passa tão rápido, né?" Bom, depende da perspectiva...há dias que sim, há dias que sinto que fui engolida pelo tempo e ele me deixou lá presa, igual aquela música, daquela banda, que um dia gostei tanto: "you´ve got stuck in a moment and now you can´t get out of it..." é que como vivo muitas cores nessa minha jornada de mãe, os dias são variados e acho tudo bem nisso. Estranho seria ser sempre linear, igual à máquina do hospital quando anuncia que alguém morreu...Eu não! Estou bem viva, "cores de Almodóvar, cores de Frida Khalo, cores..."


8 comentários:

  1. Parabéns ao Noah pela conquista da nova fase! Admito que, mesmo sabendo que não é fácil, ri aqui com a parte do sorrisinho de lado, "como se tivesse em eterno deja vu" rsrs. Incrível como eles se testam e nos testam a todo momento , hein?! :)
    É bem isso. Mais cores para movimentar a todos nós, todos os dias!
    Bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas é claro que dá vontade de rir! Eu seguro o riso pra ele não achar que é legal..hahahahahaha

      Excluir
  2. Myriam, me vi no seu texto! Alice só deu os primeiros passos com 1 ano e 3 meses e só andou com segurança com 1 ano e 6 meses.... Ela só engatinhou com 11 meses..... Enfim, tudo no tempo dela, no ritmo dela....

    Por aqui também, minha caçulinha é mais traquina e subia em tudo (depois dos 3 anos escalar as coisas parece ter perdido a graça, graças a Deus!). Também faz o que sabe que não pode e me encarando.... Haja paciência, ou não! Tem hora que perco mesmo, sou humana.

    Mas é tão bom curtir as diferenças entre elas! Que bom que vc tb curte as diferenças entre seus meninos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Syl! Controlar a ansiedade às vezes é difícil mas a gente vai tentando!!! Noah possivelmente tb só andará com segurança por volta dos 18 meses! É respeitar o tempo de cada um e ser feliz! ;) bjs!!!!

      Excluir
  3. Myriam, que saudade de passar por aqui! Estou num ritmo bem diferente agora, já trabalhando e sendo mãe ao mesmo tmepo. Tão diferente de como era antes...

    Comparar as crianças é completamente normal. Eu já comparo Liana com as primas, com os filhos das amigas, e tenho certeza que compararei a segundinha com a Liana. Mas ainda bem que cada um é diferente! Pra tudo, seja fisicamente quanto no comportamento. Eu me pego pensando sobre como será essa bebezinha que está na minha pança e a única coisa que sei é que ela nãos será a Liana. Será uma outra pessoinha que conheceremos em breve. Na minha família somos 4 irmãs e somos muitíssimo diferentes uma da outra. Ufa, ainda bem que sim!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu imagino quanta mudança de quando nos encontramos pra cá...foi um 180° daqueles, não? Mas aos poucos tudo vai se ajustando e a rotina chega para abrandar nossa ansiedade! Eu tenho achado legal conviver com as diferenças. É desafiador..a gente acha que já sabe mas é pega de surpresa! O que é ótimo para nos colocar no chão e sabermos que todo dia é dia de se aprender! Quero saber como está a vida!!! Conta!!

      Excluir
  4. Que texto lindo, como sempre! Parabéns, Miriam, pelas conquistas do teu novo filhote :)

    ResponderExcluir

Palpite à vontade

Layout por Xiricutico.blogspot.com para uso exclusivo de Myriam. Proibida a cópia!
Tecnologia Blogger