Páginas

As perdas que não compreendemos

|


Desde muito cedo aprendemos que: nasce-se, vive-se e morre-se. Mas, espera-se que o interregno entre o nascer e o morrer não seja breve. E mais. Desejamos que a ordem natural da vida jamais se inverta. Só que isso quase nunca está nas nossas mãos. 
Semana passada, um casal querido, perdeu um de seus bebês. O nascer, o viver e o morrer ocorreram em breves dias. A ordem natural não foi seguida. Assim, pais recentes tiveram que dar adeus a um de seus meninos. Compartilhei da dor. Porque depois que somos mães e pais, quando alguém perde um filho, a dor é um pouco nossa também. Certamente, esses pais ouviram dos seus entes próximos, que eles precisavam se restabelecer porque havia outro lutando pela vida. Porque a vida não espera, ela segue, mesmo que a gente pare. As vezes, precisamos cair para dentro para encontrarmos a força que nos falta para então sairmos de novo para o mundo. Enfrenta-lo não é tarefa fácil, porém, necessária, ainda mais quando existe um ser que depende de nós para continuar a viver. Mesmo que o nosso copo transborde, é preciso continuar e como disse um poeta de sábias palavras: "o sol era que mandava, a significar a vida que se punha a continuar para além das grandes tristezas".

P.S.: Su, o amor e o tempo tudo cicatrizam. Ficará a saudade do que seria e estaria por vir. Mas essa será compensada pelo outro amor que ficou.



5 comentários:

  1. Myriam, que tristeza, que dor! To aqui enxugando as minhas lágrimas... Que Deus conforte o coração dessa família! Imagino que a pior coisa que pode acontecer pra uma mãe é perder um filho. Nossa! É como você disse, a vida segue, e ela segue mesmo, com toda a velocidade.
    Beijos, Rita

    ResponderExcluir
  2. Nossa Myriam, sei bem o que é isso! E, como você citou, "a dor é um pouco nossa também", apesar de não conhecê-los, não há como não se colocar no lugar.
    Assim como eles, escutamos bastante pedidos e votos de força, já que havia um ser, também lutando pela vida, que precisava muito de nós dois. E não foi fácil, mas conseguimos tirá-la de onde nem imaginávamos, mas claro, com o apoio da família e amigos, tudo ficou mais claro para continuar.
    Espero que eles também encontrem muita força, e saibam que tem um anjinho que sempre irá protegê-los! (já me emocionei aqui...)
    Bjos,
    Larissa Andrade.

    ResponderExcluir
  3. Verdade Myriam, sentimos a dor também. Muitas vezes só uma notícia na tv já doe na gente, ainda mais de alguém próximo... Que eles consigam a força necessária para se reerguer e prosseguir... que Deus os conforte.
    Nunca estamos preparados para perder os nossos amados... :(
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. como não compartilhar a dor da perda de um filho
    até pensando doe e me vem lagrimas aos olhos
    nunca quis nem pensar nisso em minha vida
    mais como vc falou a vida tem que seguir
    força para o casal
    Linda Noite!
    Beijinhos da Nanda
    Mamãe de Duas

    ResponderExcluir
  5. Sem palavras Myriam,
    mesmo ainda não tendo Helena aqui fora, a ideia de perdê-la é extremamente dolorosa.
    E entrando nesse mundo m(p)aterno muitas vezes temos de lidar com essas perdas que não são nossas, mas no fundo doem na gente também.
    Muita força para essa família!
    Beijos

    ResponderExcluir

Palpite à vontade

Layout por Xiricutico.blogspot.com para uso exclusivo de Myriam. Proibida a cópia!
Tecnologia Blogger