Páginas

O tempo que não se engarrafa

|


Fazer escolhas implica SEMPRE perder algo. Por não podermos ter tudo o que desejamos, elegemos prioridades durante a vida e passamos a ganhar (e perder) algo de acordo com as escolhas que fazemos. Não há caminho que nos leve ao tudo, infelizmente.
Semana passada estive em uma viagem a dois, preparada e pensada há mais de 7 meses. Conforme o dia da viagem se aproximava, um misto de ansiedade e saudade/culpa, porque iríamos sem o Dan, tomava conta de nós. Durante os dias que estaríamos fora, perderíamos: frases novas, risadas gostosas, cheirinho azedo depois de tanto correr, banho de mangueira e de piscina, mais risadas gostosas, desenhos assistidos abraçados, bom dia com hálito de cabo de guarda-chuva misturado com leite, historias antes de dormir, tarefinha pra casa, ainda mais risadas gostosas, além do "eu te amo demais" mais doce que nossos ouvidos já tiveram o privilégio de escutar. Em dias de ausência assim, pensei em como seria bom se pudéssemos engarrafar os momentos que perdemos ou aqueles que gostaríamos de reviver, como aqueles navios que artistas incriveis constroem e depois eternizam em uma garrafa de vidro transparente. Eu teria muitas prateleiras com garrafas cheias de momentos eternizados, de cheiros marcantes, de lágrimas de alegria, de paisagens e lugares que gostaríamos de revisitar. Mas como isso não é possível, tratei de engarrafar os momentos que vivi esses dias do melhor jeito humano possível: guardando na memória. E o que perdi estando longe do meu pequeno, eu guardei imaginando e criando em minha mente tudo o que era relatado.
P.S.: fotos e vídeos ajudam a eternizar, mas, as sensações são próprias só de quem as experimentam de verdade!




16 comentários:

  1. Engraçado como realmente os sentimentos vão se perdendo, as fotos desbotam, os vídeos não trazem a vida e tudo vai se substituindo pela nostalgia. Acho que principalmente se deixarmos que a tristeza por vê-los para trás ficar presente. A memória renovada e atiçada com novas alegrias e preciosidades é a que melhor funciona para mim.

    Tudo são experiências e trazem jóias para nossa mente e devem ser aproveitadas ao máximo. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é! O tempo é uma faca de dois gumes...se por um lado ajuda a esfriar mágoas e cicatrizar feridas, por outro, esfrias as doces lembranças, as quais, por mais que tentemos, não conseguimos sentir fa mesma forma como quando vivemos! Concordo com vc! Vivamos o hoje intensamente, como se fosse nosso último dia!! Tem um filme inglês maravilhoso que fala sobre isso com a Rachel McAdams!!! Assiste!!

      Excluir
  2. Se eu pudesse também, armazenaria de uma maneira real todas essas coisas boas que a vida traz, para eternizá-las. Mas como não há tal possibilidade, guardo muitasss na memória.
    De vez em quando, se me lamento de algo, procuro reverter e paro para pensar que o melhor é viver e aproveitar...afinal, como dizia o grande Cazuza, "o tempo não pára". Há muito o que desfrutar e em coisas simples da vida!

    Ah! Quanto a viagem... um dia desses enquanto pensávamos para fazer uma a dois...quem disse que a coragem permitiu?! rsrsrsrsrs
    Beijosss,
    Larissa Andrade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A memória ainda é a melhor forma, né não?! Quanto à viagem, não vou dizer que é fácil, mas, a gente sempre gostou demais de ter um tempinho só nosso. Acredito que seja algo que varia mesmo de familia para familia e de sua dinâmica particular. Para nós é muito positivo, ainda que se sinta uma imensa saudade.
      Bjks!!

      Excluir
  3. Eu tava com uma saudade enorme dessa sua poesia.
    A minha filosofia é viver a intensidade de cada dia e agradecer sempre, mesmo os problemas, eles passam e junto com a vida. O que nos resta são as boas lembranças, que nem mesmo a melhor das fotografias consegue reproduzir.

    Bjaozao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso aí!! A gente, às vezes, demora pra entender o porquê de algo errado acontecer, mas, de uma forma ou de outra, a gente amadurece e melhora como pessoa. Então, temos mesmo que tirar alguma vantagem até do que é ruim...beijos!!!

      Excluir
  4. As sensações.. Experiências... Isso é para sempre.. Um filme interminável na mente e na pele... E como já sabemos, poesia por aqui... E olha, esquece a garrafa, pois num momento eles vão criar asas... E voar.. :) bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esquecer a garrafa ainda é dificil!! HAHAHAHAHAHAHAHA
      Porém, necessário!!
      Bjão!!

      Excluir
  5. Quanta poesia, Myriam! Lindo o texto! Ah, ou isso ou aquilo, nunca tem jeito de ter tudo de uma só vez. Mas por isso temos que aproveitar os momentos ao máximo, pra assim na hora que estamos sentindo saudade a gente sabe que ela vem doce, recheada das lembranças de momentos tão bons que passamos.
    Beijos, Rita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Rita!!! Como estão vcs?? Reta final, né?!
      Aproveitar o momento é algo que dizemos naturalmente mas é extremamente profundo...porque o nosso cotidiano faz achar que todo dia será igual e não é!
      Bjos para vcs!

      Excluir
  6. amiga da sim um aperto no peito mais temos que viver sempre momentos
    a dois , como eu queria também guardar tudo numa garrafinha
    pena mesmo não ser possível

    Nanda
    beijokas
    Linda Noite
    Sendo a mãe da Isa e da Gabi
    Google+Nanda

    ResponderExcluir
  7. Myriam, eu adoro sua sensibilidade. :) realmente, nada se compara à sensação de viver de verdade. É engraçado como antes do Lucas nascer eu pensava "quero continuar tendo meu momento a dois". E ainda quero, e ainda tenho, e é ótimo, é claro. Mas ele é sempre acompanhado da forte saudade dos momentos que estamos perdendo com o pequeno. rs A verdade é que passamos parte do tempo juntos sozinhos comentando as graças e novidades do Luquinha. rs Um beijo grande!!!

    ResponderExcluir
  8. Júlia!!! Então...a sensação é que nunca deixamos de carregar nossos filhos, pois mesmo que eles não estejam conosco, estamos sempre a falar deles...HAHAHAHAHAHAHA

    ResponderExcluir
  9. Myriam,
    que coisa mais preciosa o seu texto!...
    Yoko Ono certa vez montou uma exposição em que havia um quarto. Todos os móveis brancos, todos pela metade: a cama, o criado-mudo, o abajour... Em outro local, garrafas traziam pedaços de papel com o nome de cada móvel. Ela explicou que, quando estava sem John Lennon, sua vida parecia ter ficado pela metade.
    Os momentos que desejamos engarrafar têm uma coisa em comum: o fato de terem sido vividos plenamente, no presente. O mesmo presente que se esvai quando nos deslocamos para o passado ou para o futuro.
    Por isso, minha dica é que você curta muito o presente da sua viagem. O Dan estará lá com vocês, em presença metafísica, mas não menos real. :)
    Beijos, amiga!

    ResponderExcluir
  10. Nossa, Marusia, obrigadíssima pelo comentário tão bacana!! Fiquei emocionada!! Dan esteve mesmo presente sempre...impossível ser de outra forma... Beijão pra vc!!

    ResponderExcluir

Palpite à vontade

Layout por Xiricutico.blogspot.com para uso exclusivo de Myriam. Proibida a cópia!
Tecnologia Blogger