Páginas

Foi dada a largada: quem é a melhor mãe do mundo?

|
Um dos livros que li durante a gravidez foi o "Confissões de Mãe", da autora Maria Mariana (a mesma de "Confissões de Adolescente"). É um livro de leitura rápida, tanto que terminei no mesmo dia. A proposta é um tanto ousada porque a autora diz, sem pudores, o tipo de maternidade que ela resolveu encarar, tanto que, provavelmente, deve ter provocado a fúria de algumas mães mais modernas. Mas o que me levou a fazer esse post nem foi tanto o livro que li e reli na gravidez, até porque a autora, mesmo sendo radical em alguns momentos, fala com delicadeza àquelas que encaram a maternidade de forma diferente. Ela tenta deixar claro que respeita a atitude de cada mãe, mas, que ela prefere agir de outra forma. E é aí que eu quero chegar. No RESPEITO.
Tenho lido cada vez mais blogs que me parecem não ter respeito algum pelo próximo. A impressão que eu tenho é que a tal blogosfera materna, que eu tanto admirava e me fez ter coragem de também fazer parte, está numa disputa, sem fim, para saber quem é a melhor mãe do mundo?! São mulheres que praticamente têm se intitulado as donas da verdade de uma forma tão violenta, que deixam as mães que não se enquadram no modelo, sentindo-se humilhadas. Os blogs são espaços abertos de opinião, frise-se: DE OPINIÃO! E não de regras, de códigos de conduta ou de leis sobre a maternidade. Lutou-se tanto por um estado democrático de direito, mas, na blogosfera materna, começo a perceber movimentos ditadores de comportamento! Não é um contrassenso? Entendo a indignação quanto ao parto cesáreo exercido de forma descabida, mas, não concordo que só pariu de verdade quem fez parto natural. Acho que devemos brigar pelo direito de escolha do parto e não julgar a forma como cada uma trata da sua gravidez ou da sua maternidade. Da mesma forma, penso que o aleitamento materno é maravilhoso, fui muito feliz quando amamentei, mas, não condeno quem não o faz, pois, não conheço a realidade daquela mãe e não devo julgá-la por isso. Bem  como, sou muito a favor da alimentação saudável e nutritiva do bebê, porém, leio por aí mães que condenam totalmente o uso de mucilon, farinha láctea e afins e coitada daquela que resolveu comentar que é a favor. E a cama compartilhada? Acho ótimo! Desde que seja bom para a família. E quando digo a família, falo do pai, que deve ser a favor da prática, afinal, é ele quem também cederá seu espaço para o bebê na cama e nem todos estão dispostos a isso, seja por qual razão for. Ou seja, o que eu sou contra mesmo é esse radicalismo que estão tentando implantar do "vamos levantar a bandeira da mãe de verdade, que é aquela que se anula completamente em prol dos filhos, anda descabelada, cheirando a leite e com cara de panda anos a fio"!! Olha, não sei onde estão querendo chegar, mas, provavelmente, em alguns anos, chegarão ao psiquiatra mais próximo, numa tentativa de rever o que aconteceu...brincadeiras à parte, ando assustada com o que ando lendo, porém, mais tranquila do que há alguns meses, quando eu achava que tinha que seguir um modelo. É como eu já disse aqui antes, cada bebê é único. Portanto, não há regras, é só seguir o institnto e você vai encontrar seu caminho, sem radicalismos, sem neuras, livre para ser o que você achar melhor.




8 comentários:

  1. Seguir um padrao n eh garantia nenhuma de q seu filho vai ser forte, saudavel, lindo, ter um qi acima da media etc. Cada uma deve fazer oq acha q eh melhor pro seu bb. julgamentos nem deviam existir nesse campo, apena uma troca de ideias e paraticas... mas neh? Seres humanos... ;)
    Bjs, te amo!

    ResponderExcluir
  2. Pois é...seres humanos...portanto, falhos...também acho que a troca de idéias é o que vale. As regras a gente deixa para nossos "queridos" juristas (ou não, né?)! Beijos! Amo você também!

    ResponderExcluir
  3. Clap Clap Clap.......assino embaixo...perfeito .....tudo o que acredito e concordo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Adriana!! Obrigada pelo comentário e pela visita!! ;)

      Excluir
  4. Essa é nova pra mim! Eu não sabia que tinha discussões sobre ser a melhor mãe do mundo e isso se aplicava a uma coisa tão séria assim. A verdade é que a forma como você cria e educa seus filhos muda de família para a família e nenhuma dessas maneiras se impõe como verdade absoluta do mundo materno.
    É triste saber que hábitos desse tipo geram discussões tão grandes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredite, meu bem!! As discussões são seriíssimas!!! Assim como você, acredito que cada familia é única, portanto, o que é bom para mim, não necessariamente é bom para outra...beijos, beijos!!

      Excluir
  5. Olá Myriam, passei por aqui para conhecer o seu espaço e estou adorando :)
    Eu concordo com você, é muito complicado conhecer uma família e a relação mãe e filho a partir do que lemos em blogs... Cada um tem a sua realidade e a sua vivência. Mas, por outro lado, eu não me envolvo muito não, leio o que acho que devo, formo minha própria opinião e comento quando acho que a discussão pode ser produtiva. E na boa, tenho a mais plea convicção de que cada mãe sabe o que é melhor para os seus... E assim vamos!
    um abraço e bom final de semana,
    Pati

    ResponderExcluir
  6. Oi, Pati!! Obrigada pela visita! Acho que é bem por aí mesmo. Depois que a gente pega o "jeito" da blogosfera, passa a filtrar o que lê e ficar com o que é bom e legal pra gente!! Volte sempre e bom fim de semana pra vc tb!!

    ResponderExcluir

Palpite à vontade

Layout por Xiricutico.blogspot.com para uso exclusivo de Myriam. Proibida a cópia!
Tecnologia Blogger