Páginas

"A Queda"

|
Essa semana saiu na Veja a reportagem sobre o livro do jornalista Diogo Mainard, que é ex-colunista da revista, inclusive. Chama-se "A Queda - As Memórias de um Pai em 424 passos". Ele narra a história da paralisia cerebral do filho Tito, após um erro médico no parto da esposa, em Veneza. O pouco que li das passagens do livro é uma história que emociona não só pelo enredo em si, mas, pela narrativa que o jornalista usa magnificamente. Estou ansiosa pela chegada às livrarias! Segue um pedaço da matéria para que entendam o porquê da minha ansiedade:

"Tito é personagem conhecido dos leitores que acompanhavam semanalmente a coluna de Diogo, a mais lida da revista de 1990 a 2010, quando o escritor e jornalista resolveu encerrar espontaneamente a sua colaboração. Ele começou a pensar em escrever o livro sobre a paralisia cerebral de seu primogênito em 2008, ainda no Rio de Janeiro, para onde se mudara quatro anos antes, a conselho de médicos americanos. O veneziano Tito deveria viver num ambiente quente, onde pudesse exercitar mais as pernas. As areias de Ipanema foram seu primeiro — e ideal para quedas — campo de provas, complementadas pelas garagens térreas dos prédios da orla, nas quais o menino se esbaldava com seu andador, observado do carrinho por Nico, seu irmão carioca, hoje com 7 anos. Depois que Tito, em férias na cidade natal, alcançou 359 passos sozinho, Diogo decidiu concretizar seu projeto. Diz ele: “Só consegui, contudo, dedicar-me seriamente ao livro a partir de setembro de 2010, na volta definitiva a Veneza. Tive de renunciar à coluna em VEJA, por causa da minha cabeça limitada: sou incapaz de pensar num José Dirceu e, ao mesmo tempo, num Tintoretto. O José Dirceu emporcalha o Tintoretto”. Uma das glórias de Veneza, o pintor é um dos artistas abordados por Diogo em A Queda.
A paralisia cerebral de Tito foi causada por uma obstetra que apressou o parto de maneira desastrada. O dia em que ele veio à luz — 30 de setembro de 2000 — caiu num sábado, e a médica encarregada do procedimento queria terminar seu turno de trabalho mais rápido. Para tanto, decidiu estourar a bolsa com líquido amniótico que protege o bebê. Só que, ao fazê-lo contrariando todos os manuais de obstetrícia, Tito teve o cordão umbilical esmagado e ficou sem oxigênio. A saída, nesse caso, era realizar uma cesárea de urgência. A obstetra outra vez errou ao demorar demais para abrir o ventre de Anna, mulher de Diogo, e Tito permaneceu asfixiado por 45 minutos. O resultado foi uma lesão no cérebro que o impede de falar, andar e pegar objetos com as mãos como se faz normalmente. A lesão é tão pequena que é invisível aos exames de imagem mais modernos. Assim, não comprometeu a capacidade intelectual de Tito, um menino vivaz, bem-humorado e, agora, um pré-adolescente típico — com disposição infinita para irritar os pais e uma precoce admiração por mulheres altas e esguias." (Veja - edição 2283 - 22/08/2012. Matéria de Mario Sabino)




8 comentários:

  1. Não tinha conhecimento do livro e da história, realmente deve ser um relato emocionante.
    Bjus e um ótimo dia para vc!

    Rafa
    www.rafaelando.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, eu acho que será um sucesso!!! Ótimo dia pra vc tb!!! Beijos!!
      PS: Vou já lá no Rafaelando ver o post de hoje!! ;)

      Excluir
  2. A história deve ser ler linda e, como você disse, emocionante mesmo! Eu ainda não tinha ouvido falar nesse livro. Até quando eu vi "A Queda", achei que fosse relacionado àquele filme haha Mas não tem nada a ver.
    Esse livro deve ser um exemplo de batalha e perseverança :)
    Beijos, Xiricutico.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvida, Laís! Acho que poderemos tirar várias lições dele!!

      Excluir
  3. eu também vi essa matéria e fiquei bem curiosa....quero muito ler....bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho certeza que esse livro vai dar o que falar na blogosfera materna, Adriana! ;) Beijos e bom domingo!!

      Excluir

Palpite à vontade

Layout por Xiricutico.blogspot.com para uso exclusivo de Myriam. Proibida a cópia!
Tecnologia Blogger