Pertinho de completar os 3 anos, comecei a fazer o check up do Dan. Mês passado fomos à pediatra e tudo estava nos conformes. Essa semana fomos à odontopediatra e senta comigo que lá vem historia:
Primeiramente, que consulta sensacional!!! Ela quis saber sobre o Daniel desde a barriga. Então, contei da gravidez complicada, do período dele na UTI, da dificuldade respiratória inicial, das crises de rinite e amigdalite desde os 7 meses, da bronquiolite e quase sinusites, da melhora de tudo isso após as aulas de natação etc. Passada toda essa explicação, chegamos na alimentação. E lá fui eu contar desde a fase de amamentação, passando pelas papinhas, o tipo de leite que usei pós amamentação e todo o cardapio atual do rapazinho. Por último, quis saber quando Dan começou a escovar os dentinhos, quantas vezes ao dia e que creme dental eu estava usando.
Depois de 1h de consulta, ele foi levado à cadeira. Não foi muito facil convencê-lo, mas ela tem o dom de lidar com os pequenos e soube conduzir a situação super bem. Ele deu uma reclamada mas conseguimos ver todos os dentinhos e eu e Daniel ganhamos os parabéns pelos dentinhos lindos e saudáveis.
Voltamos para o consultório para ouvirmos todas as explicações. Primeiramente, foi enfática na questão bebida em caixinha, seja ela qual for. O ácido que existe em TODAS as bebidas de caixinha corrói o esmalte do dente, o que facilita a entrada de bactérias a longo prazo, ainda que se escove bem. Ainda bem que só havia algumas semanas que eu tinha deixado Dan provar pela primeira vez suco em caixinha. Mas, já está abolido novamente. A grande novidade para mim ficou em relação ao uso de creme dental COM flúor, o qual eu achava não poder ser usada até Daniel completar 6 anos por causa da possibilidade de fluorose. O importante é a quantidade de creme colocado, que no caso do Dan, deve ser a metade da unha do dedo mínimo dele. Ou seja, muito pouco mesmo! Porém, suficiente para proteger os dentinhos. A Dra. deu uma super explicação sobre tudo isso e como não saberei reproduzir, deixo um link pra vocês que contém um ótimo esclarecimento acerca disso. No dia seguinte, voltamos para que ela escovasse os dentinhos do Daniel e fizesse a aplicação de flúor. Foi um D'us nos acuda, mas a Dra. se manteve calma e tranquila sempre e mesmo com todo o chororô e esperneio do mocinho, saímos de lá com o serviço realizado! Daqui a 6 meses tem mais. Oremos!!